De acordo com o Consultor Jurídico, o encontro foi um ato de desagravo a Gilmar Mendes, que tem sido constantemente criticado, especialmente por suas posições em defesa do habeas corpus e de garantias individuais de réus. Os criminalistas destacaram que as posições assumidas por Gilmar Mendes decorrem de sua coragem e independência.
Ainda conforme o site, que ressaltou o fato de Técio Lins e Silva estar completando 53 anos de advocacia, o presidente nacional do IAB disse também que lamenta o momento por que passa o Brasil. “Vemos juízes invocando a vontade popular para decidir. São princípios extraídos do código penal nazista e da Rússia soviética, do stalinismo”, afirmou.
Sentaram-se à mesma mesa Técio Lins e Silva, Gilmar Mendes, o ex-presidente do Conselho Federal da OAB José Roberto Batochio, o decano da advocacia paulista Mário Cesar Duarte Garcia, o presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Fábio Tofic Simantob; o ex-reitor da USP João Grandino Rodas; o presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault; o advogado José Luís de Oliveira Lima e o conselheiro federal da OAB Arnoldo Wald Filho.
Leia aqui a matéria do Consultor Jurídico na íntegra
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!