OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Quinta, 23 Agosto 2018 23:57
Presidente do IAB critica falta de partidos fortes na abertura do Seminário de Direito Eleitoral
“Num momento de total desencanto e frustração, a democracia no Brasil carece de partidos políticos fortes e de candidatos que, efetivamente, representem e defendam os anseios da população.” A afirmação foi feita pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita de Cortez, nesta quinta-feira (23/8), no plenário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro, na abertura do Seminário de Direito Eleitoral. O evento está sendo realizado em parceria pelo IAB e o TRF2 nas suas sedes e continuará nesta sexta-feira (24/8), no plenário do Instituto, com a participação de quatro ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O seminário foi aberto pelo presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, que fez a conferência inaugural sobre Partidos políticos. Na sua manifestação, Rita Cortez disse, também, que “é preciso debater com muita seriedade o sistema eleitoral e partidário e as ações dos órgãos de controle e fiscalização do processo eleitoral”. Ainda de acordo com a presidente do IAB, “com tantas propostas de reformas, a única que ainda não veio, porque não há interesse, é a reforma política”.
Também compuseram a mesa de honra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ), desembargador Carlos Eduardo Fonseca Passos; o 1º vice-presidente do Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB), desembargador Nagib Slaibi Filho, e o diretor cultural do IMB, desembargador Sylvio Capanema de Souza.
Nesta sexta-feira, o evento será retomado, na sede do IAB, às 10h, pela presidente Rita Cortez. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE Carlos Mário da Silva Velloso fará palestra sobre O papel da Justiça Eleitoral na construção da democracia brasileira.
Após a palestra do ex-ministro, haverá o painel sobre Temas polêmicos de direito eleitoral, com a participação dos ministros do TSE Admar Gonzaga Neto, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, Sérgio Silveira Banhos e Carlos Bastide Horbach; do ex-presidente do IAB Técio Lins e Silva; da presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Luciana Lóssio, ex-ministra do TSE; e do ex-ministro da corte eleitoral Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira.