Paulo Renato Fernandes da Silva, que é o autor do livro Cooperativa de trabalho, terceirização de serviços e Direito do Trabalho (Editora LTR, 4ª edição), será o mediador das palestras e dos debates. Segundo o advogado, a Lei 12.690, que entrou em vigor em 19 de julho de 2012 e ficou conhecida como a Lei das Cooperativas de Trabalho, “é considerada o marco regulatório das atividades do setor”.
De acordo com ele, “a edição da lei foi um avanço, por dignificar o trabalho do cooperado, mas, ao mesmo tempo, suscitou controvérsias, ao estabelecer, por exemplo, que o cooperado-sócio tem direitos análogos aos de um empregado”, afirmou. Para Paulo Renato Fernandes da Silva, “essa determinação legal é uma interferência do Estado numa atividade econômica, em relação a qual não há vínculos empregatícios”.
No seminário farão palestras o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Goulart Villela, membro honorário do IAB; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Rio de Janeiro (OCB/RJ), Vinícius de Oliveira Mesquita; o diretor da OCB/RJ Ildecir Rangel Sias e o assessor jurídico da OCB/RJ Ronaldo Chaves Gaudio.
