
Rita Cortez (ao centro) durante o ato de desagravo em frente ao Fórum de Duque de Caxias
Claudio Lamachia classificou o ato, que contou com a presença de advogados de vários estados do País, como “uma demonstração clara de união da advocacia brasileira”. Lamachia pediu a Valéria Lúcia dos Santos que se sentisse abraçada pelos mais de um milhão e cem mil advogados e advogadas de todo o País. “Te saúdo como presidente nacional da OAB, mas principalmente como colega de profissão. Temos que mostrar à sociedade que em um somos todos e em todos somos um”, disse. Lamachia afirmou, ainda: “Inspirado pela Valéria, quero aqui, com a autorização dela, conclamar uma união nacional pela nossa profissão e pela nossa entidade”.
Felipe Santa Cruz destacou a iniciativa de advogados do interior do estado em comparecer ao ato de desagravo, como também a de advogados do Espírito Santo, que viajaram de ônibus por toda a madrugada para participar da manifestação. “O Rio, comovido, recebe a todos de forma grata, para dizer que não esqueceremos essa solidariedade”, disse. Segundo o presidente da OAB/RJ, “quando a advocacia é afrontada, são atacados todos os cidadãos de bem”. De acordo Felipe Santa Cruz, “não houve somente uma violência contra a advocacia, mas contra a mulher. É clara a luta de inclusão da mulher na advocacia e na sociedade. A indignação contra a violência é combustível para unir a todos”.

No meio da multidão, Felipe Santa Cruz discursa, sob os olhares de Luciano Bandeira, Valéria Lúcia dos Santos e Claudio Lamachia
Depois do ato de desagravo, a diretora do Fórum de Duque de Caxias, juíza Mafalda Lucchese, informou que foi aberto um processo administrativo no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para apurar os fatos. De acordo com a OAB/RJ, a juíza leiga, que é advogada, responderá a processo administrativo aberto na Seccional.
Também compareceram ao ato os presidentes da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cassio Telles; da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Eduarda Mourão; da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, Luciano Bandeira; da OAB Mulher do Rio de Janeiro, Marisa Gaudio, e da OAB/SP, Marcos da Costa, entre outras lideranças da advocacia.