Nosso consócio Carlos Pessoa de Aquino irá palestrar no Simpósio “ 90 anos da morte de João Pessoa e a Revolução de 1930” organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, que tem o apoio cultural do Instituto dos Advogados Brasileiros-IAB, alusivo aos 90 anos de falecimento do estadista João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque seu tio/avô, sobre o tema “O significado do 26 de julho para a Revolução de 1930 e a História da Paraíba” .
O evento ocorrerá no dia 23/07/2020 as 9:30 horas, com acesso pelo link: https://www.youtube.com/chanel/UCla1hWojI61_H-Sp7UFaT_w será mediado e coordenado pelo membro do IHGP, Dr. Jean Patrício . João Pessoa, era sobrinho de Epitácio Pessoa, presidente da República (1919-1922). Foi auditor-geral da Marinha, ministro da Junta de Justiça Militar, ministro do Superior Tribunal Militar e presidente da Paraíba (1928-1930).
Foi candidato em 1930 a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas, seu assassinato, ocorreu no dia 26 de julho de 1930, na Confeitaria Glória na Rua Nova em em Recife, por João Dantas, enquanto ainda era governador, é considerado uma das causas da Revolução de 1930, que depôs o presidente Washington Luís e levou ao poder Getúlio Vargas. Foi em sua homenagem que a partir do dia 4 de setembro de 1930, a capital do estado da Paraíba, antes denominada de "Cidade da Parahyba", passou a se chamar João Pessoa.
Carlos Pessoa de Aquino representante decano do IAB no Estado, é neto de Oswaldo Pessoa Cavalcanti de Albuquerque por duas vezes eleito prefeito da Capital, irmão de João Pessoa. O histórico IAB apoia a história da nossa história .
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!