NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 30 Agosto 2025 00:54

Instituto dos Advogados celebra 182 anos em cerimônia com centenas de convidados

Rita Cortez e Técio Lins e Silva Rita Cortez e Técio Lins e Silva

Cerca de 300 pessoas acompanharam a cerimônia de celebração aos 182 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) – a instituição jurídica mais antiga das Américas. Associados, membros da diretoria, autoridades e convidados estiveram na sede da entidade para a sessão solene e a confraternização, que aconteceram nesta quinta-feira (28/8). Os trabalhos foram conduzidos pela presidente nacional da Casa de Montezuma, Rita Cortez, e tiveram como foco a exaltação da trajetória do IAB, a inauguração do Centro de Memória e a homenagem ao ex-presidente da Casa Técio Lins e Silva com a outorga da Medalha Teixeira de Freitas.



Rita Cortez exibiu aos convidados um vídeo com a narração de parte da história do Instituto. Fundado em agosto de 1843, ele surgiu dos esforços de Francisco Alberto Teixeira Aragão, que era dono do jornal Gazeta dos Tribunais, responsável por impulsionar a criação da entidade. No dia 21 de agosto daquele ano, na casa de Aragão, 26 advogados se reuniram em assembleia e nomearam a direção, que, à época, só tinha os cargos de presidente, secretário e tesoureiro. Francisco Gê Acaiaba de Montezuma foi escolhido como o primeiro dirigente da Casa, enquanto Aragão foi definido como presidente de honra.


Roque Lucarelli Dattoli

A cerimônia de aniversário contou com a presença de diversas autoridades. Na mesa de trabalhos, estavam, além da presidente, o membro benemérito do IAB e relator da Constituição, Bernardo Cabral; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), desembargador Roque Lucarelli Dattoli; o presidente da Federação Interamericana de Advogados (FIA), Edson Miranda; o prefeito da cidade de Niterói, Rodrigo Neves; a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio, a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Rose Morais; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Inês Trindade Chaves de Melo e Técio Lins e Silva.

A quase bicentenária instituição, destacou Rita Cortez, mantém a missão de organizar, defender e promover a justiça. Todavia, a advogada pontuou que a vanguarda do Direito é um compromisso social permanente, sobretudo no que se refere ao combate às desigualdades. “Tivemos a primeira diretora negra e, nesta gestão, também vimos pela primeira vez na história uma mulher como oradora oficial”, ressaltou.


Soraia Mendes

Soraia Mendes, que ocupa o cargo, usou sua oração para resgatar à lembrança de todos que o IAB sempre lutou pela garantia dos direitos fundamentais e a manutenção dos valores democráticos: “A Casa de Montezuma se manifestou contra ataques à democracia e se manteve contra a anistia daqueles que tentaram ir contra o Estado”. O compromisso do Instituto também foi lembrado por Rodrigo Neves. Ele apontou que a instituição ainda tem muito a fazer pela garantia da soberania do País. “A defesa do Estado Democrático, mais do que nunca, precisa do IAB, da advocacia e da Justiça para combater o autoritarismo, que se infiltra na democracia”, afirmou o prefeito de Niterói.


Rose Morais

Em nome do presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, Rose Morais fez um discurso de homenagem ao Instituto ressaltando sua importância para a consolidação do Direito brasileiro e a fundação da OAB, que se deu em 1930. “A Ordem reconhece nessa história uma relação de família. O IAB tem a marca da inclusão e muda padrões antes do tempo da sociedade. Acima de tudo, a Casa de Montezuma nos ensinou uma lição: técnica não é o fim em si, é o meio”, declarou a advogada.

Os laços de parceria institucional também foram reforçados na solenidade. “A Justiça do Trabalho vai ser sempre parceira do IAB porque temos em comum a defesa da dignidade humana”, disse Roque Lucarelli. Já Edson Miranda pontuou a honra em prestigiar a celebração: “A nossa Federação está extremamente feliz por participar de uma festa linda que é a comemoração dos 182 anos do IAB, esta Casa que tem como tradição a defesa da liberdade e da advocacia”. 


Edson Miranda

História – O IAB surgiu da necessidade de organizar o recém-formado Estado brasileiro após a Independência, consolidar seus valores nacionais e estruturar a atuação daqueles que conduziriam o País, especialmente os advogados. Foram esses profissionais que participaram ativamente da construção política e da elaboração de normas que substituíram o antigo ordenamento jurídico português. Após a criação da OAB, o Instituto passou a direcionar seus esforços para o aprimoramento das normas jurídicas e atua, ainda hoje, prestando pareceres sobre propostas legislativas e colaborando com os Poderes da República, especialmente com o Legislativo, por meio de comissões que solicitam o conhecimento técnico da entidade.


Ana Tereza Basilio

A solenidade contou com o patrocínio dos seguintes escritórios: Kincaid Mendes Vianna Advogados; Stamato Advogados Associados; Bermudes Advogados; KCB Advogados; Fernando Orotavo Advogados; Goes Advogados Associados; Trindade & Reis Advogados Associados; Basilio Advogados; AJS Cortez Advogados Associados; Galdino, Pimenta, Takemi, Ayoub, Salgueiro, Rezende de Almeida Advogados; Bergher Advogados Associados; Kubis Advogados Associados; Maués Advogados Associados; e Pita Advocacia Especializada. Além disso, também patrocinaram a solenidade a Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) e o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173