NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 12 Dezembro 2019 21:58

‘Sobral Pinto foi o maior defensor dos direitos humanos da história brasileira’, afirma Fernando Fragoso

Fernando Fragoso e Carlos Alberto Sobral Pinto Fernando Fragoso e Carlos Alberto Sobral Pinto
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi representado pelo ex-presidente Fernando Fragoso em congresso realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, nos dias 5 e 6 de dezembro. Fernando Fragoso participou da homenagem póstuma ao também ex-presidente do IAB Heráclito Fontoura Sobral Pinto, agraciado com a Medalha Santo Ivo, destinada àqueles que se destacam por serviços prestados ao País. A comenda foi entregue pelo ex-presidente a Carlos Alberto Sobral Pinto, neto do homenageado, que morreu em 1991, aos 98 anos. “O jurista, que presidiu o IAB no biênio 1964/1965, período dos anos de chumbo, foi certamente o maior defensor dos direitos humanos da história brasileira”, afirmou Fragoso.
Ele destacou também “as qualidades excepcionais” do homenageado que, ressaltou, “atuou com enorme coragem e independência na defesa de perseguidos políticos pelas ditaduras implantadas durante o Estado Novo, no período de Getúlio Vargas, e em 1964”.
 
A Medalha Santo Ivo


O congresso teve como tema central A advocacia do Século XX e recebeu o apoio da OAB/BA e da Escola da Magistratura da Bahia. Entre os advogados presentes estavam presidentes de institutos de advogados de vários estados, como o da Bahia, Carlos Rátis; o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) Claudio Lamachia; o atual vice-presidente do CFOAB, Luiz Vianna Queiroz; o presidente da OAB/BA, Fabricio de Castro Oliveira, e o diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Julio Rocha.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173