NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quarta, 06 Setembro 2017 02:15

Juarez Tavares: ‘A política está sendo criminalizada pela expansão do direito penal’

No painel Corrupção e crise do direito penal, o último antes da palestra de encerramento do I Congresso Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros, no sábado (2/9), em João Pessoa (PB), o advogado e ex-procurador da República Juarez Tavares afirmou: “Precisamos estabelecer limites ao poder público e à sua sanha punitiva, não permitindo a criminalização da política, que é essencial à democracia e está sendo criminalizada pela expansão do direito penal”. Do painel, mediado pela professora Ana Paula Albuquerque, da Universidade Federal da Paraíba, também participaram o procurador da República Fábio George e o diretor Cultural do IAB, João Carlos Castellar.
Juarez Tavares criticou a prática da “elasticidade do conceito jurídico”. Segundo o advogado e ex-procurador da República, “o direito penal estabelece os limites para a punição de uma conduta criminosa, mas vem tendo o seu alcance ampliado, com a substituição do dolo pelas probabilidades, para atingir alvos políticos”. Na sua palestra, Tavares divergiu de Fábio George, que o antecedeu no painel. “O direito penal tem uma capacidade limitada para combater a corrupção generalizada”, afirmou o procurador da República. Ele defendeu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir a execução provisória da pena de prisão, antes do trânsito em julgado da sentença, após a sua confirmação pela segunda instância, contrariando o princípio constitucional da presunção da inocência.

Mais educação, menos corrupção – Na sua exposição, Fábio George divulgou números da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), segundo os quais a corrupção desvia 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), aproximadamente R$ 100 bilhões, a cada ano, enquanto os investimentos em educação giram em torno de 4,7% do PIB. “Os países menos corruptos são os que ocupam os primeiros lugares no ranking da educação”, afirmou o procurador.


Fábio George


Fábio George se disse favorável a uma maior participação popular na vida política: “Quanto maior for a cobrança da população contra a corrupção, maior será a atuação das instituições que têm o dever constitucional de combatê-la”. Para ele, a mobilização popular resultará numa mudança cultural. “Ações de conscientização e educação vão criar gerações mais intransigentes com a corrupção”, projetou.

João Carlos Castellar refutou a máxima de que o Brasil é o País da impunidade. “É inaceitável tal afirmação, tendo em vista que há 700 mil presos no sistema penitenciário brasileiro”, afirmou o diretor Cultural do IAB e membro da Comissão de Direito Penal do Instituto. O advogado criticou o emprego do instituto da delação premiada. “Grande parte dos presos foi capturada pelas ações de guerra às drogas, embora não se faça delação premiada para combater esse o tráfico”, afirmou.

Segundo Castellar, “a delação premiada é aplicada contra a corrupção e, mesmo assim, somente nos casos que o Ministério Público decide investigar”. De acordo com ele, a postura seletiva do MP “é um desrespeito à sua obrigatoriedade constitucional de apurar todos os fatos, que não lhe permite selecionar aqueles que lhe interessa denunciar e os que ficarão excluídos da ação penal”.


João Carlos Castellar
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173