NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 16 Novembro 2024 00:11

IAB discute nova ordem internacional no G20 Social e apresenta propostas para os líderes mundiais

 Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Elian Araújo, Sydney Limeira Sanches, Joycemar Tejo e Sérgio Sant’Anna Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Elian Araújo, Sydney Limeira Sanches, Joycemar Tejo e Sérgio Sant’Anna

A taxação dos super-ricos, a regulamentação da inteligência artificial e o fortalecimento de políticas públicas de proteção à mulher estão entre as 45 propostas enviadas pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) à presidência da República. Elas foram citadas pela presidente da Comissão de Direito da Integração, Elian Araújo, durante o seminário intitulado A nova ordem internacional e os desafios para a mudança da governança global num mundo multipolar. O evento foi parte das ações do G20 Social e aconteceu na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (15/11). A fim de contribuir com a reunião de líderes mundiais, além de realizar o debate, o IAB elaborou propostas para somar ao documento brasileiro que será apresentado aos chefes de Estado que compõem o G20.

Na ocasião, Elian Araújo explicou que as 45 sugestões do Instituto têm relação com temas sociais, ambientais, jurídicos e econômicos. “A nossa participação no G20 Social é um exemplo claro de como a sociedade civil pode influenciar na criação de políticas públicas que vão ajudar na construção de um mundo mais justo e sustentável”, explicou. Ela destacou que o Instituto apoia os objetivos da presidência brasileira no grupo: “O Brasil tem proposto políticas de promoção da inclusão social, diplomacia climática e incentivo à cooperação internacional para o desenvolvimento de inovação tecnológica”.

Presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches fez a abertura do evento, dando destaque à importância da participação da entidade nos debates da Cúpula Social do G20. Ele lembrou que o Instituto é composto por advogados, magistrados e acadêmicos – o que já confere pluralidade aos debates jurídicos feitos na instituição. “Nossa participação no G20 apenas confirma uma característica originária do IAB: falar com a sociedade civil sob diversas perspectivas e, ao mesmo tempo, alinhar toda a discussão ao nosso ordenamento jurídico, tendo como foco a preservação dos primados da Constituição”, disse o advogado.

O painel teve palestras do vice-presidente da Comissão de Direito da Integração, Sérgio Sant’Anna, e do secretário-geral da entidade, Jorge Rubem Folena. Entre os espectadores do evento, estiveram a diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (ESIAB), Leila Pose Sanches, o 1º vice-presidente do Instituto, Carlos Eduardo Machado, a presidente da Comissão de Direito Empresarial, Érica Guerra, a diretora secretária de Diversidade e Representação Racial, Edmée da Conceição Cardoso, e os consócios Agostinho Campos e José Agripino.

Também chamando atenção para a importância de um diálogo amplo, Sérgio Sant’Anna ressaltou que a presidência brasileira no G20 teve um grande acerto ao criar condições para a participação da população no evento. “As democracias têm precisado se reafirmar o tempo todo, mas elas não podem depender apenas de figuras como presidentes, ministros e políticos. A sociedade civil precisa se mobilizar para defender o nosso futuro e consagrar os princípios democráticos”, declarou ele.

Érica Guerra apontou que a liderança brasileira no G20 tem permitido a expansão do debate a respeito do papel das empresas no mundo. “A partir de uma nova concepção de sociedade empresária, apresentamos, junto às demais propostas do IAB, uma nova proposição de normativa para o conceito de ‘empresa social’. A ideia é que ele seja seguido por todos os países do G20”, disse a advogada. Nessa conceituação, ela propõe que seja chamada de empresa social aquela que tenha como objetivo principal a produção de impactos sociais, ambientais e culturais positivos, dentre outras especificidades.

Carlos Eduardo Machado e Érica Guerra

Blocos de poder – Mediador do debate, o secretário da Comissão de Direito Constitucional, Joycemar Tejo, provocou os palestrantes sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) nas relações internacionais contemporâneas. “A ONU tem demonstrado uma impotência cada vez maior na resolução de problemas. A força continua sendo o poder dominante e as grandes potências conseguem descumprir acordos em favor dos seus próprios interesses”, disse ele.

Na opinião de Jorge Rubem Folena, a Organização sofre impactos diretos do controle norte-americano sobre as estruturas de poder. “Os Estados Unidos fazem o que bem querem na ONU e, por isso, ela está se tornando uma entidade desnecessária para o mundo. Ela só vai avançar a partir do momento que ocorrer o enfraquecimento e o desmonte do imperialismo estadunidense”, afirmou o advogado. Folena também apontou uma influência negativa dos EUA no Mercosul. Segundo ele, o desgaste do grupo se dá pela sabotagem norte-americana, realizada através de países como a Argentina.

O caso da América do Sul também foi comentado por Carlos Eduardo Machado, que destacou a necessidade de recuperar a comunicação e o entrosamento entre os países latinos: “Estamos vendo o enfraquecimento do Mercosul enquanto um espaço de integração latinoamericana por conta de divergências políticas e precisamos pensar no que fazer para voltar a um cenário harmônico e multifacetado”.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173