Gabriela Medina foi indicada pelo desembargador Antonio Carlos Esteves Torres e pela presidente da Comissão de Direito Empresarial, Érica Guerra. Ao saudarem a empossada, ambos elogiaram a competência profissional de Gabriela. “Ela tem muitos predicados, mas entre eles se destaca o fato de ela gostar muito do Direito e amar a Justiça”, disse Antonio Carlos.
Érica Guerra
Já Érica Guerra sublinhou a dedicação acadêmica da nova consócia, que fará parte das Comissões de Direito Empresarial e de Mediação, Conciliação e Arbitragem: “Gabriela reúne todos os atributos necessários para compor o IAB e está em constante aprimoramento, principalmente no que diz respeito à Mediação. Com certeza ela irá contribuir conosco trazendo para o Instituto os temas mais atuais relacionados à sua área”.
Em seu discurso, Gabriela se comprometeu a dedicar seus conhecimentos às atividades da Casa de Montezuma. “Me coloco à disposição pelo encargo que me foi confiado com esta posse e divido minha alegria em ocupar um espaço nesta instituição tão prestigiada”, declarou ela.
Da esq. para a dir., Marcio Lopes Cordero, Fernanda Cabral, João Fernandes, Carlos Eduardo Machado, Edmée da Conceição Cardoso e Antonio Sias
O segundo empossado da sessão foi João Fernandes, que recebeu a indicação ao IAB dos consócios Marcio Lopes Cordero e Henrique Lopes de Souza. O magistrado foi saudado por Fernanda Cabral, membro da Comissão de Direito do Trabalho, da qual ele também fará parte. “O João tem grandes qualidades: é ponderado, faz tudo com capricho e é entusiasmado com sua área. Será uma grande contribuição para nossos estudos trabalhistas”, enfatizou a advogada.
Juiz do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), João Fernandes usou seu primeiro discurso na tribuna do IAB para dividir com os colegas sua visão sobre os desafios atuais na área trabalhista. Ele criticou a “pejotização” dos trabalhadores, a uberização do trabalho e todas as atuais estratégias usadas para fraudar as relações de emprego. “O fortalecimento do Direito do Trabalho é essencial para a construção de uma sociedade mais livre, humana e solidária”, defendeu.
Da esq. para a dir., Leonardo Iorio Ribeiro, Sérgio Sant’Anna, Luciana Ribeiro, Carlos Eduardo Machado, Edmée da Conceição Cardoso e Antonio Sias
A representação do Poder Judiciário no IAB também ganhou reforço com o ingresso da procuradora-regional federal da 2ª Região Luciana Ribeiro, que foi indicada pelo consócio Sérgio Sant’Anna. Ele enfatizou que a empossada irá agregar ao Instituto uma ampla experiência na advocacia pública e diversas habilidades técnicas: “A Luciana reúne em sua atuação profissional talento, capacidade e o reconhecimento de seus pares. Graças à sua área de atuação, ela trata de muitos temas e tem um conhecimento amplo, que será muito importante para orientar as nossas discussões”.
Nova integrante das Comissões de Direito Administrativo e dos Direitos da Mulher, a procuradora afirmou que a posse no IAB é um momento significativo para sua carreira. “Ingressar neste instituto não representa apenas um reconhecimento da minha trajetória, mas um compromisso com a defesa dos direitos fundamentais e a difusão do conhecimento jurídico”, disse Luciana, que também destacou o desejo de aprender com a experiência dos colegas e contribuir com suas ideias nos debates do Instituto.