Educação significa liberdade. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, divulgar o pensamento e o saber, respeitando o pluralismo de ideias e as concepções pedagógicas.
O Instituto dos Advogados Brasileiros, como casa de cultura e educação, propagadora do conhecimento jurídico, tem por obrigação advertir que um país sem cultura é um país sem alma. E sem educação não teremos futuro.
O futuro do Brasil depende da educação, do respeito ao processo democrático e da observância dos direitos sociais e das garantias individuais de seus cidadãos.
O ensino e o aprendizado, por sua vez, dependem da valorização da atividade docente em todos os níveis e segmentos da educação.
Apesar dos enormes retrocessos sociais impingidos aos professores, como a perda da aposentadoria especial e de outros direitos específicos; não obstante o desleixo com a educação, proveniente da falta de investimentos, retração financeira e indevida interferência na autonomia universitária por parte das autoridades públicas nos últimos tempos, o IAB saúda os professores e as professoras, comemorando o 15 de outubro com esperança e fé de que é possível virar o jogo, apostando num ensino de qualidade e comprometido com os ideais democráticos.
Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2019.
Rita Cortez
Presidente nacional do IAB