MURAL DA PRESIDÊNCIA

2011 - Ano de realizações

Início de ano, cumpre fazer balanço do ano que findou. Creio que conseguimos enorme êxito. Nós - Diretores do Instituto, Presidentes e membros das Comissões, Sócios que dedicam suas noites de quartas-feiras ao Plenário, Funcionários empenhados - estamos certos de que o esforço comum vem dando bons frutos. Como Presidente da Casa, tenho muito a agradecer a todos pelo empenho restaurador da alma e do trabalho que aqui se realiza.
 
Nada menos do que 112 pareceres foram debatidos em plenário, número que nos coloca na liderança de instituições culturais do país, no cenário do Direito. Pareceres aprovados pelo Plenário influíram na produção legislativa nacional, sendo certo que contribuições importantes foram acatadas pelas Comissões que elaboram novos Códigos para a nação: um projeto de Código de Processo Penal inteiramente concebido no IAB;  todas as emendas do IAB ao Código de Processo Civil foram acolhidas;  sugestões para a revisão do Código de Defesa do Consumidor, inclusive com a presença dos membros da Comissão do Senado no IAB; o IAB tem membros nomeados para as Comissões do Congresso criadas para elaborar um anteprojeto de Código Penal; e por fim trabalhamos, neste momento, o texto do anteprojeto de Código Comercial.
 
Seminários, conferências e palestras somaram 39, todos com temários de grande relevância e contando com a participação de especialistas de ponta em cada tema, valendo aqui um agradecimento aos funcionários do Centro Cultural.
 
Em nossa gestão, crescemos em número - e principalmente - em qualidade de novos membros, com apreciável filiação de quase 150 novos associados. Boa parte destes integrando - e trabalhando - nas Comissões Permanentes. Registro, com alegria, que vários sócios retornaram à atividade no Instituto. Outros quitaram antigos débitos de anuidades para retornar ao convívio permanente com a academia.
 
Nossas publicações estão rigorosamente em dia, sempre recebendo artigos para a "Revista Digital", que é disponibilizada trimestralmente. A Revista tem sido elogiada pela qualidade do seu conteúdo. A "Folha do IAB", bimestral, registra os principais eventos e projetos de nossa instituição. Ganhamos e mantemos uma coluna no Jornal do Commercio - "Plenária do IAB"-, concedida generosamente pelo Presidente dos Diários Associados, Dr. Mauricio Dinepi, publicada invariavelmente na edição que circula às segundas-feiras. Estamos sempre no aguardo de contribuições dos sócios com seus opinamentos sobre o Direito e as coisas da Justiça, para divulgação nestes órgãos.
 
Por fim, há muito a agradecer aos sócios que comparecem às reuniões plenárias do IAB, demonstrando o interesse  na revitalização dos debates que ali realizamos semanalmente. Há muito a agradecer aos sócios que trabalham nas Comissões Permanentes, ambiente em que nasce e frutifica a produção intelectual do Instituto, por excelência.
 
Assim, resta continuar o trabalho no ano que se inicia, com a consolidação da mudança da biblioteca, representando esforço para a Diretoria da Biblioteca e o funcionalismo, para organizar a coleção e preparar os ambientes de consultas e estudo no andar que nos foi cedido pela OAB/Caarj. Os projetos arquitetônicos estão sob apreciação da Diretoria, contemplando custos significativos, que demandarão doações e patrocínio.   
 
Que 2012 seja mais um ano de realizações no Instituto dos Advogados Brasileiros! 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173