A cerimônia foi prestigiada por diversos membros do IAB, como os diretores de Biblioteca, Marcia Dinis; de Tecnologia e Inovação, Bernardo Gicquel; de Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches; do Setor Administrativo, Antônio Laért Vieira Júnior; da Revista Digital, Kátia Rubinstein Tavares; de Diversidade e Representação Racial, Edmée da Conceição Ribeiro Cardoso, e de Eventos, Nélio Georgini. Também estiveram presentes as presidentes das Comissões de Filosofia do Direito, Maria Lucia Gyrão, e da Diversidade, Deborah Prates; a 2ª vice-presidente do IAB, Adriana Brasil Guimarães; o procurador do Instituto Renato Tonini; o orador-oficial, Sérgio Tostes; o secretário-geral, Jorge Rubem Folena; o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira; o ex-senador constituinte Bernardo Cabral; o diretor tesoureiro da OAB/RJ, Marcello Oliveira, a diretora de Cultura e Eventos da OAB/RJ, Paula Vergueiro, entre outros consócios e convidados.
Tia Ju, que conduziu a homenagem, também destacou a importante colaboração de Sydney Sanches aos Direitos Culturais, área na qual ele é especialista. “Podemos dizer que o sistema jurídico brasileiro tem tido o prazer de receber suas contribuições a partir de sua experiência e sabedoria em inúmeras comissões e grupos de trabalho, ajudando a moldar questões justas e equitativas para nossa sociedade”, afirmou a deputada. Ela ainda lembrou do compromisso do advogado, enquanto presidente do IAB, com a promoção da educação jurídica, da ética na advocacia e do respeito aos Direitos Humanos: “Sua liderança tem sido marcada por uma dedicação apaixonada à Justiça, ao fortalecimento das instituições jurídicas e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
Em seu discurso de agradecimento, Sanches dividiu a homenagem com os filhos e esposa e ressaltou que o apoio da família foi fundamental em sua trajetória. Ele também afirmou que a honraria se estende ao Instituto: “A Casa nos últimos anos e, em 2022, ocupou o seu espaço no cenário público, tendo autoridade na fala pública para preservar os princípios fundadores desta instituição”. Emocionado, ele contou que a solenidade traz à memória todo o tempo de sua vida privada dedicado aos interesses coletivos. “Isso se estende a todos os que integram a Casa de Montezuma e que investem muito do seu tempo para permitir a grandeza da instituição e também por levar uma mensagem positiva para a sociedade brasileira na defesa de princípios, institutos e conceitos caros a todas as conquistas civilizatórias”, completou o presidente.
O diploma conferido a Sanches tem o nome do escritor, professor, advogado e deputado federal que dedicou mais de 40 anos de vida à Assembleia do Rio. “O Instituto continuará atrelado, comprometido e vinculado aos ideais de Ulysses Guimarães na defesa do Estado Democrático de Direito e na defesa da Constituição brasileira”, garantiu o homenageado. Bernardo Cabral sublinhou que a importância da comenda é dada por sua origem: “Você precisa entender qual é a instituição que lhe condecora para dar valor ao que recebe. O Poder Legislativo é o poder mais autêntico dos Três Poderes porque nenhum outro tem as portas abertas para que o povo entre”. O ex-senador constituinte apontou para a galeria de presidentes que fica no plenário do IAB e lembrou que a foto de Sanches estará entre os célebres juristas que conduziram a Casa de Montezuma após o fim de sua gestão. “Você está com uma audiência marcada com a posteridade”, completou.
Elogiando o homenageado, Luciano Bandeira afirmou que Sanches tem uma qualidade insuperável: a tranquilidade. “Ele também é uma pessoa muito gentil, um amigo muito querido, uma pessoa generosa e que gosta de ajudar a todos e que cuida de todos. Essa é a função de um presidente e por isso eu digo que o Sydney é um grande presidente para o IAB. Eu tenho certeza que a gestão dele vai ficar marcada com a consolidação do Instituto dos Advogados Brasileiros no mundo jurídico nacional”, disse o dirigente da OAB/RJ.
Nélio Giorgini
Em mensagem lida na cerimônia, a ex-presidente do IAB Rita Cortez parabenizou Sanches e afirmou estar feliz por “notar que o trabalho que é desenvolvido na Casa de Montezuma possibilita o reconhecimento da nossa importância perante a sociedade fluminense”. Nélio Giorgini elogiou Sanches e pontuou que a solenidade é de “extrema relevância tanto para a Assembleia Legislativa quanto para o Instituto porque acontece em um mês extremamente importante, que é quando estamos comemorando os nossos 35 anos da nossa Constituição”.