INSTITUCIONAL

NOTAS INSTITUCIONAIS

Quarta, 27 Novembro 2019 13:54

Nota do IAB sobre declarações do ministro Paulo Guedes

No dia em que velamos Eduardo Seabra Fagundes, ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros e da Ordem dos Advogados do Brasil, cujo papel durante a ditadura militar foi extremamente relevante na luta pelas liberdades democráticas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fazendo coro com o deputado Eduardo Bolsonaro, teima em confrontar os sólidos fundamentos e as bases sobre as quais se assenta o estado democrático de direito.
Acenando contra a livre manifestação dos movimentos sociais que tanto lutaram pelo restabelecimento da democracia no Brasil, o ministro, lamentavelmente, insiste em ameaçá-los com a implantação de dispositivos semelhantes ao Ato Institucional nº 5, editado no auge da repressão política aplicada aos que ousavam reagir contra o golpe de estado de 1964.

O AI-5, que implantou o terror aos opositores do governo militar, não pode ser invocado por quem quer que seja, para atacar cidadãos que, preservando a memória histórica dos fatos ocorridos, continuam a valorizar a democracia e o pensamento constitucional social pactuado em 1988, como Seabra Fagundes, que nos deixou um enorme legado de resistência ao arbítrio.

Sua impecável conduta como profissional e democrata possibilitou a criação da Comissão de Direitos Humanos no Conselho Federal da OAB, num momento extremamente difícil de denúncias de desaparecimentos, extermínio e tortura aos opositores da ditadura, o que provocou a ira dos poderosos, gerando o atentado que vitimou sua secretária, Lyda Monteiro da Silva.

A vocação do Instituto dos Advogados Brasileiros não se resume a ser a vanguarda do direito brasileiro, mas, sobretudo, a ser uma importante trincheira na defesa da Constituição e do estado democrático de direito. Nossos objetivos estatutários nos autorizam a repudiar mais uma fala ignóbil que não pode ser admitida neste ou em qualquer outro momento da vida da Nação, que tanto aprendeu com mulheres e homens de fibra, como Eduardo Seabra Fagundes, a preservar princípios e valores que dignificam a pessoa humana.

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2019.
 
Rita Cortez
Presidente nacional do IAB
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173