LENIO STRECK DEFENDE RESISTÊNCIA CONSTITUCIONAL CONTRA CONLUIO DE JUÍZES E PROMOTORES
Durante evento no Instituto dos Advogados Brasileiros, o professor de Direito Constitucional Lenio Streck defendeu que "os juristas precisam lutar contra as decisões arbitrárias e o conluio entre juízes e promotores, fazendo a resistência constitucional"
14 DE JUNHO DE 2019 ÀS 16:07
247 - O jurista Lenio Streck, um dos mais renomados do país, falou sobre o escândalo dos vazamentos de conversas entre o ex-juiz Sergio Moro e o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, publicadas pelo The Intercept. Segundo ele, "os juristas precisam lutar contra as decisões arbitrárias e o conluio entre juízes e promotores, fazendo a resistência constitucional".
A declaração foi feita durante evento no Instituto dos Advogados Brasileiros, em que Lenio reafirmou que o Supremo Tribunal Federal não deve ouvir a voz das ruas, mas proteger a Constituição.
"O Supremo não tem que ouvir a voz das ruas, mas cumprir a sua missão contramajoritária de proteger a Constituição e dizer se a lei é ou não constitucional, e não se ela é boa ou ruim".
O jurista destacou ainda que o Direito precisa se defender dos "predadores externos".
"Nos tempos atuais, em que as livrarias fecham, aumenta o número de imbecis e reina a obscuridade, o Direito também tem como inimigo o algoritmo da inteligência artificial, que está sendo utilizado para que robôs substituam as figuras do advogado e do magistrado, produzindo petições e indicando sentenças e jurisprudências", criticou.
FONTE: Site 247 - 14/06/2019