COMISSÕES

RESENHAS

Resenha da Reunião da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Pórtuario - 22/02/2022

Seguindo a ordem do dia, os membros da reunião discutiram sobre:

1. O Presidente da Comissão iniciou os trabalhos através da realização da 1a Reunião Ordinária da CDAMP/IAB.

Houve a apresentação pessoal dos membros integrantes da CDAMP/IAB que estiveram presentes na 1a Reunião Ordinária da Comissão, oportunidade em que o Dr. Paulo Fernando Pinheiro Machado fez a proposição do tema da navegação de longo curso como uma nova frente de trabalho a ser desenvolvida e estudada pela Comissão.

2. Deliberação sobre a periodicidade das reuniões (o IAB recomenda não marcar às quartas-feiras,  exceto se for presencial);

O Dr. Márcio Ávila apresentou a sugestão, dada pela Dra. Camila Mendes Vianna , de que as reuniões da CDAMP/IAB aconteçam toda segunda terça-feira do mês, no horário de 16h às 18h, o que foi endossado pelos demais membros.

3. Ambiente das reuniões: remotas, presenciais ou híbridas Ficou deliberado que as reuniões serão preferencialmente remotas, online, conforme sugestão dada pelo Dr. Márcio Ávila, o que também foi anuído pelos membros presentes.

Os Drs. Olympio Carvalho e Bernardo Mendes Vianna sugeriram o agendamento de reuniões presenciais com certa periodicidade (semestral). O Dr. Nilson Mello propôs a regularidade trimestral das reuniões feitas presencialmente. O Dr. Arnaldo Rodrigues, em adendo, recomendou que o formato das reuniões fosse trimestral híbrido, proposta em que todos os membros presentes estiveram de acordo.

Assim, ficou ajustado que as reuniões da CDAMP/IAB, a princípio, serão:

● Mensalmente às segundas terças-feiras do mês, online/remotamente, de 16h às 18h;

● Trimestralmente, em formato híbrido (presencial e remoto), com data e horário a ser deliberado.

4. Formato dos eventos para o público externo (mesas de debates, seminários ou outros formatos sugeridos)

O Dr. Bernardo Mendes Vianna aconselhou adicionalmente que fossem elaborados seminários com a participação de pessoas de fora, sobretudo do mercado, para contribuição com visões externas à advocacia, a fim de que os debates sejam ampliados e possuam viés multidisciplinar. A participação, segundo o Dr. Bernardo, também seria importante nas reuniões internas da Comissão, o que foi acolhido pelo Dr. Márcio Ávila e pelos demais membros da CDAMP/IAB.

A Dra. Camila Mendes Vianna sugeriu que a Comissão tivesse, ao menos 1 vez por ano, um evento maior do tipo congresso, para discutir vários temas e trazer um marco para a Comissão.

O Dr. Nilson Mello, corroborando a fala da Dra. Camila Mendes Vianna, sugeriu que o evento fosse realizado a partir do segundo semestre do ano de 2022, após amadurecimento, estruturação e desenvolvimento da CDAMP/IAB, e de maneira híbrida. Destacou a importância da realização de tais eventos como apelo à participação do público externo.

 

Clique no anexo para visualizar a ata completa.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173