COMISSÕES

RESENHAS

Resenha da Reunião da Comissão de Energia, Gás e Petróleo (CEGP) do IAB - 09/09/2021


No dia 09 de setembro, às 18h, Bernardo Gicquel abriu os trabalhos da reunião, contando com a participação de Andreu Wilson, Carmela Grune, Gustavo Mano, Luis Fernando Priolli, Ilan Leibel Swartzman, Leonardo Mobarak foi apresentado a pauta:

• Escolha de um/a Secretário/a Geral da Comissão;
• Parecer pendente sobre o Código Brasileiro de Energia Elétrica;
• Novas indicações e notas técnicas;
• Lançamento de livros;
• Artigos para as próximas edições da revista do IAB;
• Debate sobre compartilhamento de infraestrutura de gás;
• Assuntos gerais.

SECRETÁRIA GERAL – Foi definido para atender as atribuições de auxílio a organização das atividades da Comissão, por unanimidade, a nomeação na Secretaria Geral da Comissão de Energia, Gás e Petróleo do IAB o nome de Carmela Grune que contará com o apoio de Gustavo Mano;

NOTAS TÉCNICAS – Foi reforçado por Bernardo Gicquel o pedido da presidente Rita Cortez para que a Comissão de Energia, Gás e Petróleo iniciasse as emissões de notas técnicas, além de moções para apresentação nas sessões plenárias. Utilização do grupo de WhatsApp para definições breves como de reuniões emergenciais para aprovação.

INDICAÇÕES - Bernardo Gicquel menciona a emissão de pareceres, ressalta também Carmela Grune sobre a necessidade de manifestação sobre a venda de unidades da Petrobras a preços abaixo do investimento público, a fim de denunciar a dilapidação do patrimônio coletivo, como o monopólio que se tem criado de empresas privadas, retirando a autonomia energética do país, entregando para o setor privado. Gicquel esclareceu a forma de realizar a indicação dos pareceres, como a relatoria.

Gustavo Mano também sugeriu a indicação de pareceres sobre projetos de lei, informando que irá conversar com Luis Fernando Priolli, abordando o projeto do Ricardo Barros, como da questão do gasoduto para subir a Serra em São Paulo, a renovação da concessão da Comgás ao invés de licitar de novo, uma das condições seriam fazer um gasoduto subindo a Serra direto, seria um duto de distribuição conectado na produção,

Gustavo analisa a questão como problema, a questão jurídico operacional como da cadeia de valor. Ressalta que as questões na área de gás não são claras, diferentemente do setor elétrico. Bernardo sugere que o Gustavo faça uma indicação.

Ilan Leibel Swartzman se dispõe a remeter o último parecer da Comissão para Carmela utilizá-lo como modelo.

REVISTA DO IAB – Gicquel sugere a participação na Revista do IAB que é trimestral podendo contribuir com artigos para divulgação das pesquisas da Comissão de Energia, Gás e Petróleo. Andreu Wilson se dispõe a remeter artigo sobre energia elétrica.

Priolli sugeriu chamar o Barroso. Carmela abordou a necessidade de analisar o preço do combustível em conjunto com a Comissão de Direito do Consumidor. Wilson destaca ausência de parâmetro de preço. Convidar pesquisadores para agregar como realização de eventos.

Ilan destacou a necessidade do debate sobre a crise hídrica, importante tendo dois conceitos em mente do setor elétrico como um todo, ANEEL quem estabelece as regras e o ONS cumpre o que está designado. Gicquel abordou convênio com a Justiça e Cidadania que poderia abrir esse tema, destacando como revista conceituada.

Carmela sugeriu a produção de um livro dos temas discutidos pela CEGP. Gicquel sugere temas como transição energética, privatizações etc para encaminhar a assessoria de imprensa.

COMPARTILHAMENTO DE INFRAESTRUTURA – Priolli destaca necessidade de discutir a questão do compartilhamento de infraestrutura destaca o que estabeleceu sobre o tema na nova Lei do Gás, LEI Nº 14.134, DE 8 DE ABRIL DE 2021, destacando que é preciso que se conecte as rotas existentes que ninguém vai construir um gasoduto para chamar de seu.

Gustavo chama atenção do compartilhamento entre setores, questiona se Priolli está falando do livre acesso, o que confirma. Gustavo destaca que a Lei do Gás inovou. Leonardo Morabak questiona como funciona o compartilhamento – porque é do setor elétrico e vê com dificuldade como efetivar isso e controlar. Gustavo explica que definições são diferentes no Brasil, não são objetivas, talvez agora se possa classificar por pressão dos serviços, gerando problemas para os Estados.

Priolli ressalta que pesquisou em um de seus livros o setor de gás brasileiro, destacando que é muito menor que o da Argentina. Gustavo destaca a regulação de primeiro mundo que se criou no Brasil, no entanto, que a nossa infraestrutura de gás é ainda muito precária. Priolli sugeriu que esse tema fosse elaborado um artigo conjunto dos membros da CEGP – o grupo se coloca à disposição. Gustavo destaca interesse em abordar a questão da nova Lei do Gás. Leonardo se dispõe a fazer um paralelo como funciona o compartilhamento no setor elétrico.

Carmela destaca necessidade da análise de contraprestação econômica ao Estado pelo compartilhamento de infraestrutura.

ASSUNTOS GERAIS – Gicquel informa que houve cancelamento do evento de crise hídrica que nas próximas semanas deverá sugerir novas sugestões. Ilan chama atenção sobre o cenário de preocupação de um possível racionamento.

Gustavo indicou evento no dia 23 de setembro, às 10h, inscrições no site IBDEnergia, http://www.ibdenergia.org.br,

fazendo avaliação da nova Lei do Gás na visão dos distribuidores.

Ausências Justificadas: Marvin Menenzes; Livia Amorim
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173