MOÇÃO DE PESAR
Sessão plenária de 14 de julho de 2010
A advocacia trabalhista brasileira perde, prematuramente, um de seus melhores expoentes: o brilhante advogado e professor JOSE PEREZ DE RESENDE. O Dr. Resende era o continuador da atuação digna e honrada da atividade profissional de uma querida familia de advogados, mais de cujo escritório foi fundado há mais de seis décadas pelos seus pais, destacando-se, ali especialmente, a admirável advogada NILZA PEREZ DE RESENDE, mãe de Dr. José e antiga sócia do Instituto dos Advogados Brasileiros.
José Resende foi colega e amigo de diversos membros desta Casa, sendo certo que eu tive o privilégio de te-lo conhecido nos bancos escolares do Colegio Santo Inácio, e com ele frequentando o Curso de Direito, na mesma classe, no velho casarão da rua do Catete, onde funcionava a então Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara. Ali ele conheceu e se casou com a advogada Guilmar Resende, que o acompanhou na vida pessoal e profissional, e sua prole é também constituída de profissionais da advocacia.
Lecionava a ciência que amava e era admirado e querido pelos seus alunos de Direito do Trabalho, na Universidade Santa Úrsula.
Perdemos um competente e dedicado advogado, cuja trajetória está marcada nos tribunais em que atuou por mais de 35 anos e que deixa consternados e muito saudosos os seus incontáveis amigos e orgulhosos companheiros de inúmeras batalhas na vida e na profissão.
De Luzern, Suiça, 12 de julho de 2010.
FERNANDO FRAGOSO
Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros