Sydney Sanches disse ainda: “A comenda conferida à professora Vânia Aieta, uma unanimidade nacional e internacional no Direito Eleitoral, e ao festejado advogado Marcelo Weik Pogliese representa um símbolo à preservação da constitucionalidade e a segurança de que teremos uma advocacia atenta e intransigível na defesa das eleições e da democracia”. A iniciativa das homenagens foi dos vereadores Luiz Ramos Filho (PMN) e Alexandre Isquierdo (União).
Natural de São Paulo, Marcelo Weick Pogliese se emocionou com a homenagem: “Com muita emoção recebo esta homenagem do Poder Legislativo do Rio, cidade que tão bem me acolheu e me proporcionou oportunidades profissionais e acadêmicas marcantes”, disse. Ele acrescentou: “Assim, renovo com essa honraria meus laços fraternais com a cidade do Rio de Janeiro”.
Também compareceram à solenidade o presidente do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador Fernando Cerqueira Chagas; o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira; o representante do IAB em Minas Gerais, Cláudio Pinho, e o consócio Paulo Horn.
O conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto foi criado por meio da Resolução 40, de 20 de outubro de 1980, em reconhecimento ao trabalho feito pelo ex-prefeito que deu nome à comenda. Ela é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional.