NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 13 Dezembro 2023 13:18

Teixeira de Freitas foi o jurista mais importante de seu tempo, afirma membro do IAB

Da esq. para dir., Sulamita Terezinha Santos Cabral, Claudia Lima Marques e Paulo Bender Leal Da esq. para dir., Sulamita Terezinha Santos Cabral, Claudia Lima Marques e Paulo Bender Leal

“Teixeira de Freitas foi certamente o mais importante jurista do seu tempo no mundo todo e um dos mais importantes da história brasileira”, afirmou o presidente da Comissão Augusto Teixeira de Freitas de Pesquisa, Documentação e Coordenação do Centro de Memórias do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Paulo Joel Bender Leal, em evento promovido pela entidade nesta terça-feira (12/12), para revisitar a trajetória do advogado até sua morte, que aconteceu há 140 anos. Durante o encontro, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS), Leal avaliou o homenageado, que foi presidente do IAB em 1857, como um jurista extraordinário e inovador.

De acordo com o palestrante, ainda que Teixeira de Freitas tenha trazido inúmeros avanços para os campos do Direito, da Filosofia e da luta abolicionista, ele não escapou de ser difamado ao longo de sua vida e depois de sua morte. Ainda em seu tempo, o advogado foi acusado de ser louco e ter “monomania religiosa” – uma doença mental sem registro médico documental. No entanto, Leal esclareceu que “Freitas morreu de uma doença que na época era conhecida como amolecimento cerebral. O Alzheimer ainda não tinha sido descoberto e esse era o diagnóstico dado para as pessoas acometidas pela enfermidade”. 

Jorge Rubem Folena

Na abertura do evento, promovido em parceria com a Faculdade de Direito da UFRGS, o secretário-geral da entidade, Jorge Rubem Folena, destacou que o nome do ex-presidente do IAB está marcado na história do Direito brasileiro. “Tratar de Teixeira de Freitas é sempre fundamental por tudo que ele produziu para a cultura jurídica nacional”, afirmou. Para a diretora da instituição de ensino, Claudia Lima Marques, a importância histórica do jurista se expressa na herança de seu pensamento, tanto para o Código Civil de 1916 quanto para o de 2002. “A obra desse grande brasileiro, talvez o mais brilhante dos juristas, deve ser sempre estudada, venerada e muito respeitada”, completou Marques. 

Também participaram do webinar a presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, Sulamita Terezinha Santos Cabral, o 1º vice-presidente da Comissão de Filosofia do IAB, Francisco Amaral, o professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) da UFRGS Bruno Miragem, a professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (PPGD/UNB) Maren Guimarães Taborda e o membro da Comissão Teixeira de Freitas do IAB Alfredo de Jesus Dal Molin Flores. 

Francisco Amaral 

Francisco Amaral lamentou que a obra de Teixeira de Freitas tenha caído em esquecimento e sublinhou a importância de recordar a sua história. “Freitas tem um grande papel de introdutor da cultura do pensamento ocidental no Brasil. Ele eminentemente se preocupou em criar uma nova ordem jurídica civilista para o País”, disse o palestrante. Bruno Miragem afirmou que é papel da academia destacar a importância de tal trabalho. Segundo o professor, ainda no século XIX, a obra do jurista foi responsável pela “sistematização do Direito Privado, o que colocou o Brasil no cenário dos grandes debates jurídicos no âmbito internacional”. 

Da esq. para dir., Bruno Miragem, Sulamita Terezinha Santos Cabral e Paulo Bender Leal

Em sua palestra, Maren Guimarães Taborda chamou atenção para o fato de que, na atualidade, poucos são aqueles que citam e estudam Teixeira de Freitas. “Ele tem se transformado em um outsider na formação dos novos juristas. Com isso, o conhecimento de sua obra foi reduzido à elite. Isso revela muito a respeito de nossa tradição jurídica, preconceitos e experiência enquanto comunidade politicamente organizada”, criticou a professora.

Maren Guimarães Taborda e Alfredo de Jesus Dal Molin Flores

Ao endossar a importância do homenageado, Sulamita Terezinha Cabral ressaltou que as universidades de Direito devem se comprometer em buscar a verdade sobre os acontecimentos que marcaram a vida do jurista. “Muitas vezes a liberdade de pensamento e a liberdade de expressão são cerceadas e aqueles que ousam, como Teixeira de Freitas, pensar de forma própria, às vezes desrespeitando certos dogmas, são perseguidos e esquecidos”, apontou Cabral.

Uma das obras de Teixeira de Freitas, o livro Regras do Direito, lançado em 1882, foi destacada por Alfredo de Jesus Dal Molin Flores. De acordo com o membro do IAB, a publicação, produzida um ano antes de sua morte, demonstra o vigor de seu pensamento sobre a prática do Direito e as regras de interpretação jurídica. “O livro evidencia a percepção de que devemos valorizar o Direito como ele é na prática”, disse o consócio. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173