NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 08 Agosto 2022 22:09

Subsede do IAB no Pará é instalada no campus da Universidade da Amazônia

Da esq. para a dir., Betânia Fidalgo, Sydney Sanches e André Meira Da esq. para a dir., Betânia Fidalgo, Sydney Sanches e André Meira

O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, inaugurou, na última sexta-feira (5/8), a sétima subsede do IAB, desta vez em Belém (PA). A nova subsede funcionará em uma sala da Unama – Universidade da Amazônia. “Inaugurar a subsede do Pará em um espaço cedido pela Universidade da Amazônia é de um simbolismo especial, pois representa a reunião de duas importantes academias em um mesmo espaço, dividindo e compartilhando conhecimento. A abrangência dessa união trará muitos frutos para toda a região Norte e para a consolidação dos compromissos nacionais do IAB”, afirmou Sydney Sanches.

Para marcar a inauguração, foi realizado um evento no Auditório David Mufarrej da Unama, onde foi proferida a palestra A advocacia do século XXI e o Direito Empresarial pelo advogado Clóvis Malcher Filho, ex-presidente do Instituto dos Advogados do Pará (IAP). A sala onde será afixada a placa e o retrato do presidente do IAB contará, a partir de fevereiro de 2023, com um quadro de Augusto Teixeira de Freitas, que estava perdido e agora está em processo de recuperação. A reitora da Unama, Betânia Fidalgo, também ressaltou a importância de a universidade receber a subsede do IAB no Pará e o compromisso das duas entidades na formação e aperfeiçoamento do Direito.

O secretário-geral do IAB, Jorge Rubem Folena de Oliveira, reiterou “o compromisso de nacionalização efetiva do IAB, por intermédio dos representantes estaduais e das subsedes, que se constituem em referências locais para a aproximação do Instituto com o quadro associativo e a comunidade nos estados”. O representante institucional do IAB no Pará, André Augusto Malcher Meira, afirmou: “A inauguração da subsede do IAB no Pará é uma grande honra ao nosso estado, beneficiando não apenas os membros do Instituto, como também toda a advocacia paraense e a classe acadêmica, uma vez que está instalada dentro de uma universidade, fortalecendo o IAB em todos os sentidos”.

Da esq. para a dir., Wagner Muniz, Clodomir Araújo Jr, Milton Nobre, Sávio Barreto, Jorge Folena, André Meira, Betânia Fidalgo, Sydney Sanches, Clóvis Malcher Filho, Cesar Mattar Jr, Bruno Coelho de Souza e Stael Sena

A cerimônia foi presidida por André Meira e contou com as presenças de várias autoridades e membros do IAB, como o procurador-geral de Justiça do Pará, César Mattar Jr, membro honorário do IAB; o jurista Milton Nobre, e os advogados Sávio Barreto de Lima e Clóvis Malcher Filho, ambos membros efetivos do IAB. O presidente do Instituto dos Advogados do Pará (IAP), Bruno Coelho de Souza, também prestigiou o evento.

O IAB – O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi fundado por decreto imperial em 1843, em decorrência da criação dos cursos jurídicos e do exercício da advocacia no Brasil. Presidido por Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, o IAB nasceu com o principal objetivo de criar um ordenamento jurídico genuinamente nacional e constituir a Ordem dos Advogados. 

Até a criação da Ordem, a "Casa de Montezuma", como é também chamado por seus sócios, congregava todos os bacharéis formados em Direito residentes na corte e nas províncias, competindo-lhes a elaboração do ordenamento jurídico e a organização legislativa e judiciária no Brasil Império.

Em 1888, assumindo as funções que competiriam à OAB, passou a adotar a denominação "Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros", situação que se manteve até a década de 1930, quando foi criada a OAB. Atualmente, o IAB corresponde à Academia da Advocacia, sendo espaço dedicado à cultura e ao debate dos grandes temas nacionais, bem como de defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.

Toda quarta-feira, das 18h às 20h, o IAB realiza sessões plenárias em sua sede, no Rio de Janeiro, que são transmitidas pelo canal TVIAB no YouTube. Nessas sessões, no seu plenário histórico, novos membros tomam posse e são apresentados pareceres sobre propostas legislativas em andamento. São também promovidos seminários e debates sobre diversos temas do Direito e de matérias correlatas, como Filosofia e Ciências Sociais. 

O IAB tem, ainda, uma biblioteca aberta ao público das 10h às 17h. Com mais de cem anos de existência, a Biblioteca Daniel Aarão Reis dispõe de um acervo com mais de 60 mil volumes. As outras subsedes do IAB são em Brasília (DF), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Porto Velho (RO), Aracaju (SE) e Teresina (PI).

Para saber mais sobre o IAB, acesse o site www.iabnacional.org .br e acompanhe as atividades do Instituto pelas redes sociais (iabnacional). Nosso endereço é Av. Marechal Câmara, 210, 5º andar, telefone (21) 2240-3173, e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173