O encontro teve a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, além de representantes do governo estadual, da Prefeitura do Rio e de diversos movimentos sociais. Na ocasião, foi lançada a plataforma de participação popular G20 Social Participativo, para inclusão de propostas de contribuição da sociedade.
Em um segundo momento, os mais de mil participantes do encontro foram divididos em três grandes eixos temáticos: combate à fome e à pobreza; mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, e reforma das instituições multilaterais, este último contando com a participação do representante do IAB. Foram elaboradas várias propostas nos três eixos de debate, que serão incluídas no documento final a ser entregue ao governo brasileiro.
Essa foi a primeira vez que ocorreu uma tribuna popular aberta no processo do G20, envolvendo não só organizações da sociedade civil, mas também movimentos sociais de base. Uma grande cúpula dos movimentos sociais será realizada entre 14 e 16 de novembro, na área dos armazéns situados na Praça Mauá, no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e no Museu do Amanhã, como evento preparatório para a Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo.