NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 07 Julho 2022 02:48

Rita Cortez tem seu retrato inaugurado na Galeria dos Ex-Presidentes do IAB

Sydney Sanches (esq.) e Rita Cortez (dir.) descerram o retrato Sydney Sanches (esq.) e Rita Cortez (dir.) descerram o retrato

A ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Rita de Cássia Sant’Anna Cortez teve seu retrato inaugurado na Galeria dos Ex-Presidentes nesta quarta-feira (7/7), em sessão plenária conduzida pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches. A sessão contou com a presença do ex-senador Bernardo Cabral e com a participação virtual do presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Beto Simonetti.

Bernardo Cabral

Relator da Constituição de 1988 e ex-presidente do CFOAB, Bernardo Cabral disse: “A emoção de hoje tem uma característica singular para, porque o ser humano não aprecia, não elogia, não se sente parte de quem pratica a omissão. E eu sou testemunha dos obstáculos que Rita Cortez teve que saltar durante a sua gestão. Hoje, ela colhe o fruto da sua dedicação. Um retrato na Galeria não é apenas um retrato é símbolo de uma biografia”.

Beto Simonetti

Para Beto Simonetti, “a memória do IAB é um relicário de lutas democráticas, e por isso é indispensável para o nosso País”. Lembrando que a Galeria dos Ex-Presidentes “guarda na memória institucional da entidade a contribuição inestimável dos grandes dirigentes nacionais da advocacia”, o presidente da OAB afirmou: “O retrato que inauguramos é mais um registro material da presença de Rita Cortez no seleto grupo de gestores do Instituto que pensa juridicamente o Brasil”. Dirigindo-se à homenageada, Simonetti disse: “Você é uma imprescindível. A OAB teve a honra de testemunhar o seu mandato histórico à frente do IAB. Sobretudo o seu zelo inestimável com a classe. Você esteve à altura da missão de lhe foi confiada”. 

Sergio Tostes

Liderança – O orador oficial do IAB, Sergio Tostes, lembrou do período da pandemia, em que “Rita Cortez não deixou que o Instituto ficasse calado nem um dia, e o IAB ficou ativo, valente, cumprindo o seu papel, não só na dianteira do Direito como também na dianteira dos problemas sociais que o Brasil enfrentava”. Segundo ele, “essa capacidade de liderança da Rita vem de muito longe, começou ainda na época do secundário, quando o Brasil vivia os estertores de uma ditadura, e isso a levou para o curso de Direito na Uerj”. O orador afirmou, ainda: “Ela fez toda a sua carreira em torno da liberdade e dos direitos humanos”.

Luciano Bandeira

Sydney Sanches ressaltou “o trabalho espetacular que Rita realizou em toda a sua trajetória pessoal e profissional e o protagonismo que alcançou, não só nas questões da advocacia, mas na defesa da democracia e dos direitos humanos”. Para o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, Rita Cortez “foi muito importante para uma geração de advogadas e advogados que retomaram a vontade de participar das associações, revitalizaram, ampliaram e estimularam o IAB”. Segundo ele, a ex-presidente “irá sempre participar da advocacia com tenacidade, vontade, garra, porque ela é, acima de tudo, uma lutadora, uma destemida”.

Rita Cortez

Rita Cortez resumiu assim a sua fala: “Tenho que fazer um manifesto de gratidão a todos que me acompanharam ao longo da estrada dedicada aos direitos humanos, ao trabalho decente e àquilo tudo que acreditávamos na faculdade e que carregamos até hoje”. Também participaram da solenidade o ministro Alexandre Agra Belmonte, do TST; o juiz Ricardo Miguel, da 13ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro; o corregedor Teóphilo Miguel, do TRF2; o presidente da Anacrim, James Walker; a presidente da Acat, Monica Alexandre, a presidente da OAB Mulher, Flavia Pinto; o desembargador André Marques, do TJRJ; o procurador Fabio Goulart Vilela, do MP do Trabalho; a presidente da Abami, Alessandra Duarte Caldeira; a presidente da Ajutra, Claudia Marcia de Carvalho Soares, e o jurista José Roberto Batochio, entre outros.

Da esq. para dir., Sergio Tostes, Rita Cortez, Rubem Folena, Sydney Sanches, Edmée Cardoso, Luciano Bandeira e Bernardo Cabral

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173