NOTÍCIAS

IABNEWS

Friday, 28 January 2022 06:06

Rita Cortez lembra que o País já foi referência no combate ao trabalho escravo 

“O Brasil, num passado recente, segundo a Organização Internacional do Trabalho e entidades internacionais de direitos humanos, era uma das maiores referências no combate ao trabalho escravo contemporâneo.” O comentário foi feito pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, nesta sexta-feira (28/1), data da celebração do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A advogada trabalhista acrescentou: “O IAB, que ao longo de seus 178 anos de existências sempre lutou contra a escravidão, bem como pugnou por condições decentes e dignas de trabalho, reafirma o seu vigoroso compromisso com programas que defendam a liberdade e o valor social do trabalho preconizados em nossa Constituição Federal”. 
O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo foi instituído pela Lei 12.064/2009, em homenagem à memória dos auditores fiscais do Ministério do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e do motorista Aílton Pereira de Oliveira. Eles foram assassinados a tiros no dia 28 de janeiro de 2004, em Uraí (MG), numa emboscada, quando investigavam denúncias de trabalho escravo em fazendas da região. O crime teve repercussão internacional e ficou conhecido como a Chacina de Unaí. 

De acordo com o último relatório do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, iniciativa desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), 55.712 pessoas foram resgatadas no Brasil, entre 1995 e 2020, em condições semelhantes à de escravidão, sendo que 80% das vítimas eram exploradas no setor agropecuário.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173