A homenagem ao advogado Ubiratan Marques foi uma iniciativa do vereador Antônio Marcos Antonelli de Brito (PDT), conhecido como Marquinho da Ótica, da Câmara Municipal de Duque de Caxias (CMDC). Ele é o autor da Lei 3.073, de 9 de dezembro de 2020, sancionada pelo prefeito Washington Reis. Os dois políticos caxienses integraram a mesa de honra, junto com os presidentes da seccional, Luciano Bandeira; da subseção, Vagner Sant'Ana; e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes.
A respeito do homenageado, a presidente do IAB também falou: “O Bira, como carinhosamente o chamávamos, não era uma autoridade, mas uma liderança, até porque ser líder é mais do que saber comandar as pessoas, mas servir de inspiração aos advogados e advogadas para perseguirem o respeito e a dignidade profissional”. Rita Cortez referiu-se, ainda, à sua alegria em participar da solenidade: “Estou feliz por estar aqui compartilhando este momento que é histórico não só para a subseção, mas principalmente para o município de Duque de Caxias. Viva o mês da advocacia”.
André Marques também se manifestou: “A inauguração da placa da rua é uma homenagem não somente ao meu pai, mas a toda a advocacia do município de Duque de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro, por tudo que ele foi para a OAB”, afirmou André Marques, que acrescentou: “A solenidade de hoje teve um significado ainda mais forte por ter sido realizada na semana de comemoração pelo Dia do Advogado”.
André Marques estava acompanhado da mulher, Jane Carvalho, do filho Filipe, da irmã Viviane e da viúva do seu pai, Rita Sales. Na ocasião, o advogado foi condecorado pelo presidente da Caarj com a Medalha Moema Baptista, criada para homenagear pessoas ou entidades que têm contribuído para a assistência à advocacia durante a pandemia.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!