O evento teve como principal objetivo a comemoração do 50º aniversário da diplomacia entre China e Brasil e o 10º aniversário do Fórum China-Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O encontro foi organizado pela professora Monica Bruckman, coordenadora do Núcleo Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial (GIS/UFRJ). Os temas centrais de discussão foram Cooperação acadêmica e científica para ciência e tecnologia, Cooperação para uma industrialização sustentável e Transição energética e emergência climática.
Pela delegação chinesa, participaram do evento representantes do Instituto Chongyang de Estudos Financeiros da Universidade da China (RDCY); Universidade Renmin da China; Academia Chinesa de Ciências Sociais; Universidade de Estudos Estrangeiros de Beijing; Universidade de Fudan; Universidade de Nacionalidades Central; Universidade Nankai e Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong.
Pelo Brasil, estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Cândido Mendes (Ucam), Centro de Altos Estudos (Cebri), Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Sindicato dos Engenheiros (Senge). Participaram ainda professores do Chile, Equador e México.