Eles receberam as boas-vindas do secretário-geral do IAB, Jorge Rubem Folena, que conduziu a solenidade. O advogado destacou a importância de receber mais mulheres na Casa de Montezuma e sublinhou que elas representam cerca de 23% do corpo associativo do Instituto. “Hoje, é um desafio e um compromisso para o IAB ter um futuro com uma maior presença feminina”, disse Folena.
A indicação que levou Adriana Maia Venturini ao Instituto foi feita pelo membro do Conselho Superior Sérgio Sant’Anna, que elogiou o trabalho da procuradora-geral na Advocacia Geral da União (AGU). “Ela é um verdadeiro vulcão, sempre em movimento e com um grande pique para trabalhar. Adriana movimenta a Procuradoria de uma forma admirável, não apenas com conhecimento, mas também com capacidade de liderança”, afirmou ele.
A empossada, que fará parte da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, é também representante do Brasil na Corte Permanente de Arbitragem. Adriana destacou a honra em se juntar ao Instituto e usou seu discurso para falar da importância da advocacia para o País: “Tomo posse hoje acreditando firmemente que a advocacia, tanto pública, quanto privada, desempenha um papel essencial na vigilância dos direitos humanos, na defesa da democracia e no desenvolvimento sustentável do Brasil”.
Da esq. para a dir., Cezar Britto, Sérgio Tostes, Rita Cortez, Ana Paula Trento, Jorge Rubem Folena e Edmée da Conceição Cardoso
A ex-presidente do IAB e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Rita Cortez, e o ex-presidente do Conselho Federal da OAB Cezar Britto foram os responsáveis pela indicação de Ana Paula Trento à Casa de Montezuma. Saudada por ambos, ela foi definida como uma advogada militante quando o assunto é busca por Justiça e igualdade de gênero. “A advocacia não é profissão para covardes e, por isso, posso dizer que a história da Ana Paula é repleta de luta. O Instituto ganhará muito com a sua presença”, disse Cezar Britto.
Já Rita Cortez ressaltou a admiração nutrida pelo engajamento de Ana Paula nas instituições do Direito das quais faz parte. Além de atuar na Abracrim, a empossada integra a Associação Brasileiras das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). “Fiz essa indicação porque vejo o compromisso dela com a democracia e com os movimentos associativos, além de sempre atuar na defesa da participação das mulheres na política”, completou.
Nova integrante da Comissão de Direito Penal, a presidente da Abracrim Mulher agradeceu a confiança na indicação que a levou ao IAB, definido por Ana Paula como “um farol na busca por Justiça”. No seu primeiro discurso como associada da entidade, ela afirmou: “A minha alegria em compor uma instituição com tamanha tradição só é menor do que a responsabilidade que recai sobre mim. Por isso, me comprometo a colaborar com o Instituto”.
Da esq. para a dir., Sérgio Sant’Anna, Sérgio Tostes, Leonardo Magalhães, Jorge Rubem Folena e Edmée da Conceição Cardoso
O último a ler o compromisso de posse do IAB foi Leonardo Magalhães, que também teve sua entrada proposta por Sérgio Sant’Anna. A saudação feita pelo indicante contou com um destaque para a formação acadêmica do defensor público, que é mestre em Direitos Humanos e doutor em Ciências Jurídicas e Políticas pela Universidad Pablo de Olavide de Sevilla (UPO), na Espanha. “Leonardo é um grande jurista com perfil humanista, que tem a percepção da importância do IAB, inclusive, no âmbito da defesa do Estado Democrático de Direito”, enfatizou Sérgio.
À frente da Defensoria Pública da União, o empossado se dispôs a usar sua formação e seu conhecimento para somar às atividades realizadas pelo IAB. “A indicação ao Instituto é para mim uma honra e uma responsabilidade que não tomo de forma leviana, mas sim como um compromisso com o estudo, o debate e a defesa das liberdades”, disse o novo membro das Comissões de Direitos Humanos e de Direito Internacional.