NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 09 Dezembro 2023 01:38

Presidente nacional do IAB recebe Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio

Sydney Limeira Sanches e Suely Lopes Magalhães. Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ Sydney Limeira Sanches e Suely Lopes Magalhães. Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ

No Dia da Justiça, celebrado nesta sexta-feira (8/12), o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches, foi condecorado com o Colar do Mérito Judiciário pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), em cerimônia realizada no plenário da Corte. A homenagem é direcionada àqueles que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Judiciário fluminense. Sanches afirmou que receber a comenda é motivo de felicidade e “representa o reconhecimento público do Judiciário ao trabalho histórico do IAB no aprimoramento da cultura jurídica nacional e do sistema de justiça, como meio para alcançar o pleno acesso à prestação jurisdicional em um ambiente democrático sólido e voltado à justiça social”. 

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que concedeu a honraria a outras 40 personalidades. Na abertura do evento, o magistrado ressaltou que o Dia da Justiça não é apenas um marco no calendário de eventos, mas também uma convocação para reflexão sobre a importância da justiça para a sociedade.  “O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro está consciente das responsabilidades que tem, especialmente aquelas que visam à modernização do sistema de justiça em prol da eficiência, sem esquecer sua responsabilidade com o social e com a sustentabilidade”, disse Cardozo.

Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches e Ricardo Cardozo

A solenidade também contou com as presenças do governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e membro do IAB Cristiano Zanin, do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, do conselheiro do CNJ desembargador Mauro Martins e do presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar, entre outras autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Cerimônia de entrega do Colar do Mérito Judiciário 

Ao discursar em nome de todos os agraciados, Rodrigo Pacheco destacou a importância da união dos Três Poderes da República: “Nós devemos estar irmanados dentro de um propósito comum de construção civilizatória do nosso País”. De acordo com o presidente do Congresso, não é possível mais comportar divisões e intolerância: “O Brasil clama por mais justiça social e mais progresso. O Brasil clama por mais ordem”. 

Também compuseram a mesa de honra da cerimônia a 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves, Marco Aurélio Bellizze e Messod Azulay Neto; os senadores David Alcolumbre e Weverton Rocha; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Oliveira Mattos de Souza; o presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento; o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Carlos Caiado, e a  presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Haddad.  

(Com informações da Assessoria de Imprensa do TJRJ.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173