NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 02 Junho 2023 20:24

Presidente do Instituto dos Advogados elogia escolha de Cristiano Zanin para o Supremo

Cristiano Zanin Martins (Foto: Agência Brasil) Cristiano Zanin Martins (Foto: Agência Brasil)
O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches, divulgou nota cumprimentando o advogado Cristiano Zanin Martins por sua indicação para o Supremo Tribunal Federal. “Cristiano Zanin é reconhecido por sua brilhante trajetória na advocacia, tem projeção pela combatividade no exercício do múnus público, contribuindo com a justiça na forma da Constituição Federal”, afirma a nota.
Para o presidente do IAB, nada impede que o presidente da República indique o advogado que o defendeu: “A independência da advocacia é essencial ao Estado Democrático de Direito e seu pleno exercício não se confunde com o direito de seus defendidos ou mesmo constitui qualquer impedimento para o papel judicante”. Zanin é membro efetivo do IAB desde 2015. Segundo Sanches, ele “sempre esteve alinhado com os primados constitucionais, as garantias fundamentais e os compromissos históricos da Casa de Montezuma”.

Leia a nota na íntegra:

Nota do IAB em apoio à indicação do confrade Cristiano Zanin para o STF

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) vem cumprimentar o advogado e confrade Cristiano Zanin Martins por sua indicação feita pelo presidente da República ao honroso cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, convicto de sua excelência na sabatina a ser realizada pelo Senado Federal.

Cristiano Zanin é reconhecido por sua brilhante trajetória na advocacia, tem projeção pela combatividade no exercício do múnus público, contribuindo com a justiça na forma da Constituição Federal, em linha com o fundamental papel da advocacia na efetividade do sistema de justiça, conforme estabelece o artigo 133 da Constituição Federal.

A independência da advocacia é essencial ao Estado Democrático de Direito e seu pleno exercício não se confunde com o direito de seus defendidos ou mesmo constitui qualquer impedimento para o papel judicante.

O IAB tem plena certeza de que a missão na mais alta Corte do País, para a qual foi indicado, será desempenhada com sabedoria, o que renova a confiança deste Instituto no confrade Cristiano Zanin Martins, que sempre esteve alinhado com os primados constitucionais, as garantias fundamentais e os compromissos históricos da Casa de Montezuma, que está completando 180 anos de existência.

Rio de Janeiro, 2 de junho de 2023.

Instituto dos Advogados Brasileiros
Sydney Limeira Sanches
Presidente nacional
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173