NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 23 Fevereiro 2024 16:18

Presidente do IAB reforça qualidades de Flávio Dino, novo ministro do STF

Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches e Flávio Dino Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches e Flávio Dino

A entrada de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) reflete o fortalecimento das instituições democráticas no País, avaliou o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches, que compareceu à cerimônia de posse do ministro, realizada na sede da Corte, em Brasília (DF), nesta quinta-feira (22/2). “A intensa trajetória da vida pública do ministro Flávio Dino, marcada por um brilhante desempenho e exercício de distintas qualificações nos três Poderes da República, confere a ele um rol inédito de experiências e permite uma rara compreensão orgânica do Estado brasileiro, que irão admitir uma interpretação sensível, humana, social e marcadamente protetora dos direitos fundamentais de nossa Constituição”, declarou Sanches. 

A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que indicou Dino ao cargo de ministro, além de autoridades dos três Poderes, convidados, amigos e familiares. Com a posse de Dino, a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, ocorrida em setembro do ano passado, é preenchida e a Corte completa sua composição máxima de 11 ministros. Flávio Dino cumpriu o rito de nomeação e foi levado ao plenário acompanhado pelo ministro mais antigo e o ministro mais novo da Corte, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, respectivamente. Em seguida, prestou juramento e assinou o termo de compromisso de posse, comprometendo-se a cumprir os deveres do cargo de ministro do STF. Logo depois, como prevê a tradição, o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, o declarou empossado e o novo ministro foi conduzido à sua cadeira no plenário. 

Plenário do STF durante a cerimônia

Segundo Barroso, a presença de autoridades das mais diversas divisões políticas na posse reforça o respeito e admiração que a comunidade jurídica, política e a sociedade brasileira sentem pelo novo ministro. “Flávio Dino é uma pessoa recebida por todos com imensa alegria, um homem público que serviu ao Brasil em muitas capacidades e nos Três Poderes”, destacou o presidente do Tribunal. Participaram da solenidade os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Também estiveram presentes o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, o advogado-geral da União, Jorge Messias, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de governadores, ministros de Estado, presidentes e ministros de Tribunais Superiores, ministros aposentados do STF e membros de associações de magistrados.

Biografia — Flávio Dino nasceu em São Luís (MA) em 30 de abril de 1968 e graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1990, onde também é professor desde 1993. Filho dos advogados Rita Maria e Sálvio Dino, ele é casado com Daniela Lima e pai de quatro filhos. O novo ministro da Suprema Corte foi ministro da Justiça e Segurança Pública, exerceu o cargo de senador e foi governador do Estado do Maranhão. Antes disso, foi juiz federal por 12 anos, deixando a magistratura para entrar na política. Antes disso, foi juiz federal por 12 anos e presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), deixando a magistratura para entrar na política.

Depois de ser indicado pelo presidente Lula, Dino foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e teve seu nome aprovado no plenário no dia 13 de dezembro de 2023. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de janeiro.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173