NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 06 Junho 2022 21:39

Presidente do IAB recebe homenagem do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ

Sydney Sanches Sydney Sanches

O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, recebeu, na manhã desta segunda-feira (6/6), uma homenagem do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ “pelos inestimáveis serviços voluntariamente prestados em favor da preservação da memória da OAB/RJ e da advocacia fluminense”. A cerimônia foi realizada durante seminário em comemoração ao 40º aniversário do órgão, no Plenário Evandro Lins e Silva, organizado por Aderson Bussinger Carvalho, responsável pelo Centro de Documentação e Pesquisa.

"É muito importante esse trabalho de resgate da memória, sobretudo por ser no Rio de Janeiro. A responsabilidade da seccional do Rio e a quantidade de documentação aqui depositada são fundamentais para restabelecer essa memória dentro da sua verdadeira amplitude. A OAB terá sempre o Instituto como grande parceiro neste resgate histórico, inclusive com acesso à documentação que temos disponível", disse Sydney Sanches.

Da esq. para a dir., Sydney Sanches, Aurélio Wander Bastos e Aderson Bussinger Carvalho (Fotos de Bruno Mirandella / OAB/RJ)

O assessor técnico do Centro de Documentação e Pesquisa, jornalista Marcelo Moutinho, apresentou um pequeno vídeo com depoimentos históricos de advogados e advogadas que marcaram a advocacia brasileira, de Sobral Pinto a Heleno Fragoso, passando por Evandro Lins e Silva, Zelia Velman, Modesto da Silveira, Geraldo Beyruth e Cármen Lúcia, atual ministra do Supremo Tribunal Federal, entre outras personalidades.

"Esse acervo é ouro puro e não poderia ficar fechado aqui dentro da OAB/RJ. Quando falamos em memória, normalmente se pensa em algo antigo, mas a memória fala para o presente e o futuro. A ideia é levar todo esse material, de enorme importância, para fora da OAB/RJ, com diferentes publicações em diferentes formatos", explicou Marcelo Moutinho, revelando que a seccional pretende lançar uma série de documentários a serem exibidos nos canais oficiais da seccional.

Da esq. para a dir., Sydney Sanches, Aurélio Wander Bastos, Aderson Bussinger Carvalho, Bernardo Cabral, Carlos Alberto Direito, Marcelo Moutinho e Marcus Vinícius Cordeiro

Durante sua palestra, o professor titular emérito da Unirio e doutor em Ciências Políticas e Sociologia Aurélio Wander Bastos falou sobre a trajetória da Ordem e suas muitas lutas na defesa do estado democrático de direito ao longo da história do País. "Em 1981 e 1982, época da criação do Centro de Pesquisa da Ordem, eu me perguntava como os advogados poderiam atuar no processo de transformação social e formulei uma frase que dizia: 'mudança da ordem através da Ordem'. Isso significa que precisamos ter instrumentos jurídicos que permitam modificar a ordem e nos permitam alcançar um processo de mudança social significativo", afirmou o professor.

O ex-presidente da OAB, ex-ministro da Justiça e ex-senador Bernardo Cabral, relator da Constituição de 1988 – que foi efusivamente reverenciado pelos presentes – falou sobre o papel da Ordem nos grandes momentos da política brasileira: "Só existem cinco relatores na história da Assembleia Nacional Constituinte, e eu fui um deles. Também fui ministro da Justiça, mas o que mais me orgulhou, e eu sempre digo isso, foi ter presidido o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Se nada eu tivesse feito como relator da nossa Constituição, o artigo 133 define o que eu queria colocar no texto: 'o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei''.

De acordo com Bernardo Cabral, nenhuma Constituição do mundo tem uma referência institucional ao advogado. Ele explicou: "No momento do meu parecer, o senador Roberto Campos, um homem brilhante, foi à tribuna e afirmou que eu teria colocado os advogados no texto constitucional para reservar mercado de trabalho para meus colegas. 'Por que não colocou médicos ou engenheiros?', ele perguntava antes de encerrar o discurso bastante ovacionado. Pedi a ele que não descesse da tribuna, e perguntei se algum médico ou engenheiro na assembleia havia sido preso ou reprimido pelo Estado, como foram Heleno Fragoso, George Tavares e Augusto Sussekind de Moraes Rego na defesa de seus clientes. Houve um silêncio sepulcral e eu disse que não se tratava de reserva de mercado, mas de uma garantia de liberdade de todos. O que dignifica a vida de todo cidadão é a liberdade garantida pela advocacia".

Além de Sydney Sanches, foram homenageados ainda os ex-diretores do CDP Nilo Batista, Leila de Andrade Linhares Barsted, Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca, Eliane Junqueira, Rosangela Lunardelli Cavallazzi e a funcionária Maria Antônia da Conceição Silva, o advogado Fernando Fernandes e a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat).

Também participaram da cerimônia a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio; o diretor de Comunicação da OAB/RJ, Marcus Vinícius Cordeiro, e o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da seccional, Carlos Alberto Direito.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173