"O professor Cançado Trindade foi um dos maiores juristas brasileiros, que se singularizou na defesa da humanização do Direito Internacional e no incansável avanço da proteção internacional dos direitos fundamentais”, afirma na nota Sydney Sanches, lembrando que o jurista “foi o mestre de destacados membros da Casa de Montezuma”.
Natural de Belo Horizonte, Antônio Augusto Cançado Trindade formou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1969. O jurista teve sua trajetória intimamente ligada à defesa dos direitos humanos e ao Direito Internacional, área em que se formou em mestre e doutor pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Foi juiz e presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos e o primeiro brasileiro eleito em dois mandatos pelas Nações Unidas na Corte Internacional de Justiça, em Haia.
Cançado Trindade foi, ainda, consultor do Itamaraty e professor do Instituto Rio Branco, entidade dedicada à formação de diplomatas. Ele também era professor emérito da Universidade de Brasília e membro do Institut de Droit International e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas.
Leia abaixo a nota na íntegra.