NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 04 Fevereiro 2023 17:06

Presente a posse no TJRJ, Sydney Sanches defende justiça mais inclusiva e distributiva

Da esq. para a dir., Ricardo Cardozo e Sydney Sanches Da esq. para a dir., Ricardo Cardozo e Sydney Sanches

O Poder Judiciário fluminense poderá ter uma gestão marcada pelo uso de novas tecnologias, disse o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, que representou a entidade na posse da nova administração do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) nesta sexta-feira (3/2). “Esse enorme desafio precisa ser acompanhado com muito cuidado e em parceria com o jurisdicionado e a advocacia, pois as potentes ferramentas tecnológicas, indubitavelmente importantes, inevitáveis e necessárias, precisam ser oferecidas, desde que distribuam maior acesso e possibilitem uma justiça mais inclusiva e distributiva, sob pena de acarretar em agravamento da instabilidade social e uma maior desigualdade na entrega da prestação jurisdicional”, afirmou Sanches.

A cerimônia aconteceu no Tribunal Pleno do Fórum Central, onde o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que é membro honorário do IAB, tomou posse como presidente do TJRJ no biênio 2023/2024. Também estiveram no evento os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Luiz Fux; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura; o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira; o corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão; o corregedor-geral da Justiça eleitoral, ministro Benedito Gonçalves; o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar; o prefeito do Rio, Eduardo Paes, entre outras autoridades.

Para os próximos anos do Tribunal, o novo presidente afirmou que haverá uma reforma administrativa. “Vamos adotar um plano de gestão para impulsionar projetos divididos em três áreas de governança: institucional, administrativa e tecnológica”, disse Ricardo Cardozo. Ele quer expandir os avanços tecnológicos iniciados na gestão do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. Desde o lançamento de sua candidatura para o cargo, no ano passado, Cardozo compartilhou que em seu programa de gestão há destaque para os investimentos tecnológicos, o aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna e externa e o desenvolvimento da inteligência artificial, entre outras medidas. Tais processos, na visão do magistrado, contribuem para uma administração mais moderna e eficiente.

Os avanços digitais impulsionados pelo Tribunal, lembrou Sydney Sanches, também contribuirão para o desenvolvimento das atividades da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj): “Nessa jornada, o papel da Emerj, a ser conduzida por nosso confrade desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, será fundamental na formação e na compreensão da magistratura nesse novo cenário disruptivo e desafiador. Temos a certeza de que a atual gestão terá essa sensibilidade e reúne todos os predicados para trilhar essa jornada com sabedoria”.

Da esq. para a dir., Marco Aurélio Bezerra de Melo e Sydney Sanches

Na mesma solenidade, Ricardo Cardozo, como novo presidente do TJRJ, deu posse aos demais integrantes da gestão: o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, os 1º, 2º e 3º vice-presidentes, respectivamente, desembargadores Caetano Ernesto da Fonseca Costa, Suely Lopes Magalhães e José Carlos Maldonado de Carvalho, e o diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.

Democracia – O novo presidente do TJRJ também usou seu discurso para repudiar os ataques antidemocráticos ocorridos em Brasília (DF) no último 8 de janeiro. Ricardo Cardozo reafirmou seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e lamentou a fragmentação conflituosa presente na sociedade atual. “O Poder Judiciário por mim representado estará sempre comprometido com os princípios garantidores da ordem democrática, do respeito às instituições e as hierarquias, porque sem ordem não há paz”, completou.   

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173