NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 25 Abril 2023 00:32

Políticas públicas garantem a manutenção de programas sociais e evitam retrocessos, diz professora de Direito

Da esq. para a dir., no alto, Ana Amelia Menna Barreto, Maria Paula Dallari Bucci e Emerson Affonso da Costa Moura; embaixo, Ivan César Ribeiro e Andréia Alvarenga Da esq. para a dir., no alto, Ana Amelia Menna Barreto, Maria Paula Dallari Bucci e Emerson Affonso da Costa Moura; embaixo, Ivan César Ribeiro e Andréia Alvarenga

“As políticas públicas garantiram uma coisa que é inédita no Brasil: a continuidade administrativa. Apesar da troca de governos, programas continuam. O fato de ter havido progresso com a realização de um sistema estruturante deu um grande avanço para esses direitos e impediu o retrocesso”, afirmou a professora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Maria Paula Dallari Bucci. Ela citou, durante o I Ciclo de debates de Políticas Públicas do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), realizado nesta segunda-feira (24/4), que o Bolsa Família e o os sistemas únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (Suas) são exemplos desse processo. 

O evento, promovido pela Comissão de Direito e Políticas Públicas do IAB, foi aberto pela 3ª vice-presidente do Instituto, Ana Amelia Menna Barreto. O debate também contou com a participação do pesquisador-chefe do Centro de Estudos da Ordem Econômica (Ceoe/Unifesp), Ivan César Ribeiro, e mediação do presidente da comissão organizadora, Emerson Affonso da Costa Moura, que destacou a importância de se abordar o papel da advocacia nas políticas públicas. “A discussão é um tanto mais profunda do que simplesmente a dogmática jurídica tradicional. Ela demanda análises epistemológicas e metodológicas sobre o campo que estamos construindo e, acima de tudo, as conexões necessárias que precisamos fazer entre Direito e política e o status social do Direito e o papel dos governantes, além da aplicação dos respectivos conteúdos”, afirmou.

O espaço de debate é pioneiro, segundo Maria Paula Bucci, que disse ver o tema comumente no meio acadêmico, mas não em institutos e associações relacionados à advocacia. Para a professora, a existência de uma Comissão de Direito e Políticas Públicas no IAB é um exemplo fundamental para a abertura desse diálogo, já que o assunto está diretamente envolvido em avanços políticos e na consolidação de uma estrutura administrativa contínua. “As políticas públicas é que explicam essa combinação de iniciativas multidisciplinares que envolvem Direito, política, gestão pública, urbanismo e uma série de outras questões”, disse Maria Paula Bucci. 

Ivan César Ribeiro, que está conduzindo as pesquisas intituladas Law or Policy? Or both? Harold Lasswell and Policy Sciences as Legal Scholarship (Direito ou Política? Ou ambos? Harold Lasswell e Ciências Políticas como conhecimento jurídico, em português) e Políticas Públicas e sua origem jurídica: As ‘Policy Sciences’ de Harold Lasswell como pesquisa em Direito, também ressaltou que a atividade da advocacia está diretamente ligada aos planos de ações governamentais: “Em 1942, Lasswell escreveu um artigo onde defende que a formação do advogado é imprescindível para a formulação de políticas públicas. Ele mostra que, mesmo quando o profissional do Direito não cria a política pública, ele está em uma posição de muita vantagem, porque é ele quem aconselha as empresas, o Poder Executivo e o terceiro setor”. 

Os estudos, realizados em parceria com o membro do Centro de Estudos da Ordem Econômica (Ceoe/Unifesp) Rafael Barbosa, voltam à teoria clássica para compreender as questões que envolvem o campo do Direito. De acordo com Ivan César Ribeiro, Lasswell, o autor precursor no tema, indica que o Direito precisa ter duas preocupações: “A primeira é que ele tem que ter uma abordagem científica. É preciso estabelecer relações de causalidade, olhar os dados empíricos e a partir deles fazer proposições sobre políticas públicas. Em segundo lugar, essas proposições não podem ser estéreis, elas têm que estar voltadas para valores. O valor que ele defende é o da democracia”, explicou o professor.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173