NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 07 Julho 2022 01:28

O criminalista Kakay e mais dois advogados trabalhistas tomam posse no IAB

Da esq. para a dir., Pedro Ivo Leão Ribeiro Agra Belmonte, Antonio Carlos de Almeida Castro, Sydney Sanches,  Zaíra da Conceição Sardinha Vitor de Carvalho, Rita Cortez, Jorge Rubem Folena e Edmée da Conceição Cardoso Da esq. para a dir., Pedro Ivo Leão Ribeiro Agra Belmonte, Antonio Carlos de Almeida Castro, Sydney Sanches, Zaíra da Conceição Sardinha Vitor de Carvalho, Rita Cortez, Jorge Rubem Folena e Edmée da Conceição Cardoso

“O Brasil precisa mais do que nunca de ter as suas instituições absolutamente preservadas. Aqui no Instituto temos a possibilidade de fazer uma resistência, para manter a democracia.” A afirmação foi feita pelo advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, ao tomar posse como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta quarta-feira (6/7), na sessão plenária conduzida pelo presidente nacional, Sydney Sanches, que o indicou ao Instituto junto com a ex-presidente Rita Cortez.

Kakay é um dos três novos membros efetivos indicados por Rita Cortez que tomaram posse na mesma sessão plenária em que ela teve seu retrato inaugurado na Galeria dos Ex-Presidentes. Os outros dois empossados foram os advogados trabalhistas Zaíra da Conceição Sardinha Vitor de Carvalho e Pedro Ivo Leão Ribeiro Agra Belmonte, indicado também pela consócia Maria Cristina Capanema Thomaz Belmonte. “São três novos membros da advocacia que muito honram o Estado democrático de Direito”, afirmou o presidente do IAB.

Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay

Rita Cortez saudou os três indicados, começando por Zaíra da Conceição Sardinha Vitor de Carvalho: “Independentemente do seu conhecimento do Direito do Trabalho, Zaíra vem trazer a experiência de quem milita fora do eixo da Capital, o que é muito importante”. Sobre Pedro Ivo Leão Ribeiro Agra Belmonte, a ex-presidente do IAB lembrou-se de outras pessoas da família que são membros do IAB, entre elas o ministro Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho, e acrescentou: “Pedro Ivo vem para fazer parte desse corpo de associados com o seu conhecimento técnico e com a sua disposição de trazer grandes temas a debate”.

Rita Cortez

Pessoa multifacetada – Rita Cortez definiu Kakay como “uma pessoa multifacetada”. Segundo ela, o criminalista “representa exatamente o papel que o advogado tem que cumprir neste momento de tantas dificuldades e retrocessos”. A ex-presidente acrescentou: “O seu pensamento vai muito além do Direito, título de uma obra sua em que você diz o que precisa ser dito, que o advogado não pode ficar calado, não pode ser omisso com o que acontece hoje no Brasil”. 

Em sua primeira manifestação na tribuna do IAB, Kakay, que fará parte da Comissão de Direito Penal, afirmou: “O Direito só tem realmente sentido se for para fazer justiça social, para diminuir as desigualdades sociais”. Sobre sua trajetória, ele disse: “O que a advocacia me deu de melhor, nesses 40 anos, foi a possibilidade de ter voz, de participar de debates, principalmente quando o Brasil passa por um momento de fragilidade das suas instituições A importância do advogado nessa hora é de poder fazer uma resistência tendo voz, e, fazendo parte do Instituto, terei mais possibilidade de ter voz e de ser ouvido.”

Zaíra da Conceição Sardinha Vitor de Carvalho

Zaíra da Conceição Sardinha Vitor de Carvalho e Pedro Ivo Leão Ribeiro Agra Belmonte farão parte da Comissão de Direito do Trabalho. A primeira disse que se tornou advogada inspirada na mãe, Jandira Sardinha, ativa advogada militante na Justiça do Trabalho. “Integrar o IAB é motivo de honra, de reconhecimento e, acima de tudo, de responsabilidade, porque não existe caminho melhor que o coletivo”, afirmou Zaíra Carvalho.

Pedro Ivo Leão Ribeiro Agra Belmonte

Pedro Ivo Belmonte disse: “Além de estar especialmente orgulhoso, me sinto também na obrigação de tentar manter o alto nível existente aqui”. Ele assumiu o compromisso de “trabalhar em prol da cultura jurídica brasileira, naquilo que tiver capacidade para contribuir”, e concluiu: “Nesses tempos difíceis e conturbados, o que muda o mundo é o debate jurídico, sem radicalismos e sem preconceitos”.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173