"Acredito que os 105 do IAP representem a força dos ideais de seu fundador, Pamphilo d’Assumpção, de construir uma tradição de aprofundamento do estudo do Direito para elevá-lo ao seu mais alto nível”, disse Pinheiro Machado. Como parte das comemorações, o diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) João Carlos de Andrade Uzêda Accioly, que também é membro do IAB, fez palestra sobre O abuso do poder regulatório e suas consequências para o País.
João Carlos de Andrade Uzêda Accioly
O IAP foi fundado em 10 de junho de 1917 por João Pamphilo Velloso d’Assumpção, que foi também o seu primeiro presidente. Depois de Pamphilo d’Assumpção, o Instituto contou com mais de 40 presidentes e diretorias que preservaram a cultura jurídica e consolidaram o IAP como uma das mais importantes e tradicionais instituições jurídicas do Paraná.
“As mentes brilhantes que por aqui passaram construíram bases sólidas para que novas mentes pudessem mostrar seu brilho e solidificar a consistência de uma instituição centenária, que vibra energia e vigor”, afirmou o presidente do IAP, Tarcísio Kroetz.
Em 105 anos, o IAP se tornou uma referência na formação da cultura jurídica no Paraná, a partir de sua constância e seu alto nível de discussão, com a colaboração de grandes pensadores do Direito que integraram e integram a instituição. O Instituto é um dos espaços de maior relevância no Paraná para os grandes debates jurídicos do estado. São também 105 anos de posicionamentos a favor do estado democrático de direito.