NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 17 Abril 2023 16:25

Marcus Vinícius Cordeiro representa o IAB na posse da nova gestão do TRF2

Adriana Guimarães e Marcus Vinícius Cordeiro Adriana Guimarães e Marcus Vinícius Cordeiro

O presidente da Comissão de Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Marcus Vinicius Cordeiro, representou a entidade na posse da nova gestão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), na sexta-feira (14/4), no Rio de Janeiro. Tomaram posse para o biênio 2023/2025 os desembargadores federais Guilherme Calmon Nogueira da Gama, como presidente, e Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, como vice-presidente, e a desembargadora federal Letícia de Santis Mendes de Faria Mello, como corregedora regional.

Marcus Vinícius Cordeiro disse que vê como bom sinal uma nova gestão “que dá continuidade ao que já foi feito, pode avaliar o que deixou de ser feito, sempre contando com a participação da advocacia, como acentuou o novo presidente”. Também estavam presentes à posse o 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado; a 2ª vice-presidente, Adriana Guimarães; o diretor de Tecnologia e Inovação, Bernardo Gicquel; a ex-presidente do IAB e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Rita Cortez, e o presidente da Comissão de Igualdade Racial, Humberto Adami.

Da esq. para a dir., a desembargadora federal Letícia de Santis Mendes de Faria Mello e os desembargadores federais Guilherme Calmon Nogueira da Gama e Aluisio Gonçalves de Castro Mendes

Guilherme Calmon discorreu sobre a atuação do TRF2, destacando as mudanças e transformações ocorridas desde sua instalação, em 1989, tais como o processo de interiorização das varas federais no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a especialização de competências das varas federais, a criação dos juizados especiais federais e suas turmas recursais, a ampliação do próprio tribunal com posterior especialização de Turmas e Seções, e o início das atividades e desenvolvimento de solução consensual dos conflitos envolvendo a Fazenda Nacional, INSS, a União, Caixa Econômica Federal, entre outros entes integrantes da Administração Pública Federal.

O magistrado reforçou seu compromisso de sempre atuar proativamente para o aperfeiçoamento da Justiça Federal na 2ª Região, buscando seguir os exemplos exitosos das administrações que o antecederam. “Por mais que deseje, nunca encontrarei palavras apropriadas para demonstrar minha enorme honra e absoluto compromisso em assumir o cargo de presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região”, destacou. 

O ato solene foi realizado na histórica Sala de Sessões do antigo STF, localizada no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), com a presença de várias autoridades, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes, João Otávio de Noronha, Sebastião Reis Júnior, Assusete Magalhães e Joel Ilan Paciornik; os presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RJ (OAB/RJ), Luciano Bandeira, entre outros.

 

(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF2.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173