“A 7ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista reforça a vocação e a própria natureza da Justiça do Trabalho”, disse Marcus Vinícius Cordeiro. Ele lembrou que, “na origem desse segmento do Poder Judiciário, o entendimento entre as partes e a composição de seus conflitos já o diferenciavam dos demais componentes do sistema judicial, e os acordos, antes vistos até de forma preconceituosa, hoje são celebrados como meio rápido e consensual da superação de litígios”. A mobilização dos TRTs vai até a próxima sexta-feira (26/5).
A Semana foi aberta pelo vice-presidente do TRT-1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli. O magistrado enfatizou que a conciliação está na origem da Justiça do Trabalho e é uma solução para evitar o colapso do Poder Judiciário. Também presente na cerimônia de abertura, a desembargadora Mônica Batista Viera Puglia, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), reforçou a importância de que as partes sejam cada vez mais incentivadas a dialogar e formatar em conjunto um acordo que atenda às suas necessidades.
Também estiveram presentes a vice-corregedora do TRT-1, desembargadora Maria Aparecida Coutinho Magalhães; a juíza supervisora do Cejusc de 1º grau, Mauren Xavier Seeling, o juiz coordenador de Cejusc de 1º Grau, André Luiz da Costa Carvalho, e o consócio Cristóvão Tavares de Macedo Soares Guimarães, membro da Comissão de Direito do Trabalho do IAB. A cerimônia contou com o apoio do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe-RJ).
(Com informações da Divisão de Comunicação Social do TRT-1)
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!