A primeira empossada foi saudada pela diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches, e pelo consócio Carlos José Santos da Silva, o Cajé, que recomendaram Ana Carolina Lourenço à entidade. “Indicar um sócio para o nosso Instituto é sempre uma alegria. Indicar uma nova sócia, para nós mulheres, é felicidade em dobro. No caso da Ana Carolina, uma jovem jurista e negra, é uma alegria tripla”, disse Leila Pose. A diretora declarou que a empossada, que é conselheira da OAB/SP, é brilhante e tem uma atividade associativa muito ativa na seccional.
Ana Carolina Lourenço também teve sua atuação elogiada por Cajé. Citando Montezuma – primeiro presidente do Instituto, que era negro – o indicante afirmou que “a vinda de Ana Carolina para o IAB contribui para o que sempre fizemos ao longo desses 180 anos: guardar o Direito, as instituições democráticas e as liberdades públicas”. Ela agradeceu aos colegas também evocando a memória de Montezuma para sublinhar a necessidade de inclusão na entidade. “Esta Casa centenária, responsável por organizar o futuro de um País recém-soberano, hoje é responsável por criar um futuro em que o Direito seja uma ferramenta de transformação social e extinção de iniquidades”, disse Ana Carolina, que fará parte da Comissão de Direito Digital.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, João Pedro Campos Lorenzo Fernandez, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
O segundo a tomar posse foi João Pedro Campos Lorenzo Fernandez, que ingressou no IAB por indicação de Carlos Eduardo Machado e do diretor secretário do Setor Administrativo do IAB, Antônio Laért Vieira Júnior, e fará parte da Comissão de Direito Penal. A saudação ao consócio foi feita pelo 1º vice-presidente, que deu destaque às qualidades acadêmicas do empossado. O advogado, pós-graduado em Processo Penal e Criminologia, está concluindo mestrado em Direito Penal Econômico. “Mãos à obra, vamos trabalhar pela defesa do Estado Democrático de Direito, pelas garantias individuais que estão na Constituição e pelas finalidades do IAB, para a construção de uma sociedade mais justa”, disse Carlos Eduardo Machado.
Em agradecimento, João Pedro Campos afirmou estar honrado de ser empossado. “O IAB é e sempre foi uma instituição referência no meio jurídico e acho que nós, enquanto advogados, temos o dever de ouvir as vozes que vêm da sociedade, os clamores sociais, e buscar contribuir para a justiça”, pontuou o novo membro em seu primeiro discurso no plenário do Instituto. A honra em integrar os quadros do IAB também foi destaque na fala de Jose Scalfone: “Tomar posse como membro do IAB traz um misto de emoção: honra, gratidão às pessoas que estão junto conosco e alegria de participar de um grupo tão seleto”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Arnon Velmovitsky, Jose Scalfone, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
O empossado contou também que a entidade faz parte de sua carreira desde quando ele ainda era estagiário e frequentava a Biblioteca Daniel Aarão Reis para estudar. Scalfone, que fará parte da Comissão de Direito do Trabalho, foi indicado ao IAB pelo diretor Financeiro do Instituto, Arnon Velmovitsky, e pelo diretor Financeiro adjunto, Luiz Felipe Conde. Durante a saudação ao novo consócio, Velmovitsky disse que tem orgulho de ter a amizade do advogado. “É muito importante oxigenar o Instituto e tenho certeza que Scalfone tem muito a agregar”, concluiu o indicante.