Os empossados ressaltaram o compromisso em trabalhar para que o Instituto continue atuando em prol da manutenção do Estado Democrático de Direito. “Integrar uma organização composta por membros tão qualificados me enche de orgulho e me traz a responsabilidade de contribuir com as causas intransigentemente defendidas pelo IAB nos seus quase 180 anos”, disse João Luis de Souza Pereira durante seu discurso de posse.
O advogado, que fará parte da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, ingressou na Casa de Montezuma por indicação do presidente da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Rodrigues Pires. Saudando João Luis, o proponente afirmou que a entrada do novo consócio é uma conquista: “Ele é um excelente profissional em todas as áreas que atua e com certeza dará uma grande contribuição ao nosso IAB”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Nilson Vieira Ferreira de Mello Junior, Luiz César Martins Loques, Adriana Brasil Guimarães e Edmée da Conceição Ribeiro Cardoso
A atuação presente na atividade institucional também será um compromisso de Luiz César Martins Loques, segundo o membro da Comissão de Filosofia do Direito Nilson Vieira Ferreira de Mello Junior, que o indicou ao IAB. “Temos a missão de aprofundar o estudo do Direito, a ciência jurídica e defender o Estado Democrático. Sei muito bem que o Loques tem uma capacidade intelectual muito grande e vai honrar a Casa de Montezuma”, disse.
Luiz César Loques agradeceu aos membros pela recepção no IAB e lembrou que a advocacia enfrenta novos desafios, como a adaptação às novas tecnologias e a necessidade de uma maior diversidade na profissão. O novo membro da Comissão de Direito Empresarial também falou sobre a importância da área comercial: “A advocacia comercialista dos tempos contemporâneos deve pensar os institutos tradicionais do Direito Privado à luz dos valores sociais presentes em nosso ordenamento jurídico. Lembremos, o Direito Comercial não é apenas o Direito do comércio ou dos comerciantes. Ele lidou, lida e lidará com a implementação de políticas públicas”.
Da esq. para a dir., Nádia Araújo e Adriana Brasil Guimarães
Já a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem ganhou o reforço de Nádia de Araújo, que foi indicada pela 1ª vice-presidente da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário, Camila Mendes Viana Cardoso, e por Adriana Brasil Guimarães. O ingresso de Nádia no IAB foi celebrado pelas duas proponentes, que destacaram o apreço mútuo pela advogada. “Eu a conheci quando ela era procuradora de Justiça e eu uma advogada recém-formada. Ela se destacava naquela altura e passei a admirá-la muito”, disse a 2ª vice-presidente do IAB.
Adriana Brasil Guimarães também leu a mensagem deixada por Camila Mendes Viana Cardoso, que não pôde comparecer à sessão. “O currículo e o conhecimento da Nádia Araújo são extremamente vastos, mas ela continua com a sua simplicidade e interesse em aprender. Sua generosidade de divulgar o conhecimento, sua ética e inteligência, aliados a sua competência, certamente irão contribuir para o nosso IAB”, escreveu a advogada. Em agradecimento, a nova consócia afirmou que sua trajetória, “não só na advocacia, nos últimos 10 anos, mas sobretudo na academia, foi o caminho para integrar essa venerável instituição”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!