NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 22 Fevereiro 2024 00:22

Instituto dos Advogados apoia PEC que proíbe candidatura de militares da ativa a cargos políticos

Hariberto de Miranda Jordão Hariberto de Miranda Jordão

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/23, que proíbe a candidatura de militares da ativa a cargos políticos, recebeu o apoio do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Em parecer aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (21/2), conduzida pelo 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado, a entidade entende que é preciso haver neutralidade por parte desse grupo em processos eleitorais. “Nada há que possa amparar a permanência de militares com as suas patentes quando do ingresso no processo político eleitoral, não se justificando o privilégio”, afirma o texto. 

A alteração prevista pela PEC, de autoria original do senador Jaques Wagner (PT/BA), determina que o militar alistável das Forças Armadas é elegível, mas no ato do registro da candidatura fica transferido para a reserva, remunerada ou não, a depender das condições do oficial. De acordo com a análise feita pela Comissão de Direito Constitucional do IAB, não existem razões constitucionais e eleitorais para que militares candidatos ou eleitos a cargos políticos permaneçam na ativa. 

O relator da matéria no IAB, Hariberto de Miranda Jordão, afirmou que a revogação do artigo 295 do Código Penal, que garantia prisão especial aos detentores de curso superior e oficiais das Forças Armadas, demonstra a necessidade de se reverem benefícios inerentes às patentes, como é o caso das candidaturas. “Não há mais lugar para que militares participem do processo eleitoral e continuem com a patente”, disse. 

Usando como exemplo a área do Direito, Jordão lembrou que, quando o advogado ingressa na magistratura e é nomeado desembargador ou ministro de tribunais superiores, sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é cancelada. Isso ocorre porque o exercício da advocacia é conflitante com o novo cargo assumido. “Por que para os militares que desejam ingressar na política tem que ser diferente? Por que tal privilégio?”, questionou o relator.

Joycemar Tejo

Ao se manifestar sobre o tema, o autor da indicação que deu origem ao parecer, Joycemar Tejo, também apoiou a PEC. “Se há o desejo de ser político, integrando o Parlamento ou o Executivo, é preciso largar a farda. Isso inclusive é uma medida protetiva para as próprias Forças Armadas, que deixam de ser contaminadas pelas discussões ideológicas e políticas”, disse o advogado. O membro da Comissão de Direito Constitucional Sérgio Sant’Anna afirmou que intervenções das Forças Armadas em eleições também são um equívoco: “Os militares não têm que auditar ou mesmo acompanhar o processo eleitoral”. 

O consócio Fernando Fernandes também se manifestou contra a candidatura de militares da ativa e pontuou como problemático o uso das patentes como nomenclatura de aspirantes a cargos políticos. “Da mesma forma, um juiz não pode usar o título para se candidatar porque isso atrapalha profundamente a visão pública dos entes, que devem ser de Estado e não de governo”, exemplificou Fernandes. O 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado, também endossou a crítica: “Muitas vezes busca-se trazer para a candidatura, através do nome, o prestígio ou o aspecto de determinada função pública exercida. É um tema importante e a legitimidade ou não da questão merece ser debatida”.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173