NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 08 Junho 2023 00:47

IAB sugere mudanças no PL da energia offshore e pede criação de política eólica nacional

Luis Fernando Priolli Luis Fernando Priolli
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou, nesta quarta-feira (7/6), o parecer que pede a criação de uma política de energia eólica nacional. A matéria foi analisada a partir do texto do projeto de lei 576/21, que regulamenta o aproveitamento do potencial energético offshore. O relator do parecer, Luis Fernando Priolli, afirmou que a proposta precisa de mudanças e lembrou que o mesmo assunto já foi enfrentado pelo Executivo: “O ideal é incorporar o que há de positivo no Decreto 10.946/22 para que nós consigamos criar no Brasil um arcabouço jurídico que propicie o desenvolvimento dessa indústria”.

Uma das modificações necessárias ao projeto, de autoria do ex-senador Jean Paul Prates (PT/RN), é a alteração da nomenclatura que restringe o objeto: “O próprio título já merece pequena adequação. Consta ‘Disciplina o aproveitamento de potencial energético offshore’, quando o ideal seria constar ‘Disciplina o aproveitamento de bens da União para a geração e transmissão de energia elétrica a partir de empreendimento offshore’, pois, a prevalecer a redação original, incluiria e alcançaria também projetos e ativos de Exploração e Produção ("E&P") de petróleo e gás natural”, afirma o parecer.

A ideia, segundo Priolli, é “facilitar o entendimento do que se propõe e, assim, destravar os investimentos nesse setor”. O advogado citou que apenas o estudo de viabilidade técnico-operacional de cada área de interesse movimentaria aproximadamente R$ 1 bilhão. “É muito importante que haja uma legislação, porque a costa brasileira tem dois subsistemas muito poderosos no Nordeste e no Sul do País. Perder a oportunidade de estar na vanguarda de uma indústria que está nascendo não só no Brasil, mas no mundo, é muito prejudicial”, sublinhou o relator.

De acordo com a análise, que foi apreciada pela Comissão de Energia e Transição Energética do IAB, a exploração da eólica “tem se mostrado um caminho viável para atender às preocupações ambientais de descarbonização da economia, bem como o desenvolvimento de nova tecnologia e cadeia de suprimentos”. Nesse sentido, o parecer também sugere que o projeto de lei tenha expresso em sua redação o “relevante interesse nacional no desenvolvimento da fonte”.

Priolli destacou que a ideia é contribuir com o Congresso Nacional na formulação de políticas eficientes, que propiciem investimentos no Brasil. Para isso, ele acredita que o Decreto 10.946/22, que trata dos procedimentos para outorga do contrato de cessão de uso da área offshore, adiciona bons elementos ao corpo do texto do PL. “O grande entrave é a falta de legislação, então, o que se ambicionou na Comissão foi ajudar o legislador e acrescentar onde for pertinente o que viabilize investimentos que estão represados para vir ao Brasil”, disse o advogado.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173