NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 25 Maio 2023 14:17

IAB rejeita acórdão do TCU que permite convencimento do julgador apenas com base na prova indiciária

Divo Augusto Pereira Alexandre Cavadas Divo Augusto Pereira Alexandre Cavadas
O plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou, na última quarta-feira (24/5), entendimento, que vem sendo recorrente no âmbito dos processos administrativos, em especial no Tribunal de Contas da União (TCU), no sentido de não admitir que o julgador forme seu convencimento com base em prova indiciária. “A cognição do julgador norteada exclusivamente por prova indiciária, ainda que não contraposta pela parte demandada, deve ser conformada com outros meios de prova produzidos nos autos e outros elementos informativos de prova, aplicando-se o sistema de valoração probatória do livre convencimento motivado ou da persuasão racional”, afirma o parecer aprovado pelos associados.
Segundo o autor do texto, o consócio Divo Augusto Pereira Alexandre Cavadas, o entendimento do Tribunal de Contas da União, não está de acordo com o princípio do devido processo legal. “Em um primeiro momento, teríamos até a hipótese de que é um acórdão, não se firmou nenhuma jurisprudência administrativa a respeito. É ainda passível de revisão judicial, pois estamos diante de uma posição manifestada por uma Corte de Contas. Todavia, acredito que a gravidade do enunciado que foi apresentado nesse acórdão é apta a ensejar uma futura elaboração de súmula administrativa por parte da Corte, uma vez que o enunciado traz uma objetividade de uma súmula administrativa”, disse o advogado.

O parecer, que é fruto da indicação apresentada pelo secretário da Comissão de Direito Constitucional da entidade, Joycemar Lima Tejo, também destaca que o cenário proposto pela decisão vai promover uma “insidiosa aplicação do sistema da prova legal ou tarifada nos julgamentos submetidos à Corte de Contas federal, que deve ser encarado como exceção, não como regra”. Nesse sentido, Divo Augusto Cavadas reiterou que o acórdão “se contrapõe de forma bastante flagrante, não apenas à ideia do livre convencimento motivado ou da persuasão racional, mas sim ao próprio devido processo legal do Estado Democrático de Direito”.

Oscar Bittencourt

Na discussão da matéria, que foi apreciada pela Comissão de Direito Administrativo, o vice-presidente do grupo, Oscar Bittencourt, também destacou a importância de rejeitar o acórdão: “Esse precedente do Tribunal de Contas da União, afirmando a possibilidade de exercício do controle apenas pela mera prova indiciária, é extremamente perigoso e tem que ser repudiado”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173