A nova diretoria eleita para o Conselho Federal conta também com o alagoano Felipe Sarmento como vice-presidente, a sergipana Rose Morais como secretária-geral, a capixaba Christina Cordeiro como secretária-geral-adjunta e o brasiliense Délio Lins e Silva Júnior como diretor-tesoureiro.
Em seu discurso, o presidente reeleito destacou que, durante sua primeira gestão, foram conquistadas leis e decisões judiciais inéditas responsáveis por aumentar as proteções legais para as prerrogativas dos advogados. Simonetti também mencionou que durante a gestão anterior, iniciada em 2022, entraram em vigor novas regras que exigem a composição de ao menos 50% de mulheres e de 30% de negros ou pardos em todas as instâncias decisórias da entidade.
“Tenho muito orgulho de ter presidido a OAB em um momento desafiador. Conduzi a Ordem para resolver os problemas do dia a dia do advogado, distante da disputa político-ideológica. Graças à união da profissão, conquistamos leis e decisões que nos ajudam a enfrentar ataques aos honorários e às prerrogativas”, reforçou Beto Simonetti.
O Colégio Eleitoral foi presidido pelo conselheiro federal Luiz Viana Queiroz e secretariado pela conselheira federal Ana Vládia Martins Feitosa.
Além dos integrantes da diretoria, membros honorários vitalícios, medalhas Rui Barbosa, conselheiros federais e representantes de seccionais, a sessão contou com a presença do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin; da ministra do STJ Daniela Teixeira; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ); do deputado estadual Ivan Naatz (PL-SC); dos conselheiros eleitos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcello Terto e Ulisses Rabaneda; do presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), Diogo Leonardo Machado de Melo; da vice-presidente do Iasp, Marina Coelho Araújo; do conselheiro nato do Iasp Renato de Mello Jorge Silveira; do presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfóra, e da presidente da Abracrim Mulher, Ana Paula Trento, entre outros.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do CFOAB.)