Da esq. para a dir., Paulo Leal, Thiago Roberto Sarmento Leite, Sydney Limeira Sanches, Neusa Bastos, Carmela Grüne e Jorge Rubem Folena. Foto: Roberta Reis
Sanches destacou que o aniversário de 180 anos do Instituto, que será comemorado em agosto, traz como celebração o reconhecimento de membros que contribuíram com a história da entidade. “A Medalha Levi Carneiro foi eleita como símbolo dos 180 anos justamente por essa característica de ser uma homenagem aos associados que entregaram durante esses anos a possibilidade de uma instituição tão longeva se manter ativa de forma ininterrupta”, afirmou o dirigente. A honraria é concedida a sócios que atingiram mais de 30 anos de filiação ao IAB.
Ao entregar a comenda a Thiago Roberto Sarmento Leite, Sanches destacou a trajetória de grande contribuição dele à comunidade gaúcha, em especial no exercício de funções como a de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do RS e de professor universitário. O presidente também lembrou que Sarmento Leite é um defensor intransigente do Estado Democrático. “O doutor Sarmento é um advogado e um ser humano comprometido com a justa realização do bem comum”. Em seu discurso de agradecimento, o homenageado, que faz parte do IAB há 34 anos, afirmou que o bem da coletividade é uma finalidade do Direito: “Entendo a profissão de advogado como sendo a mais penosa, em vários aspectos, porém a mais bela por suas peculiaridades ante o dever cumprido”.
Ao conceder a Medalha Esperança Garcia a Sulamita Cabral, Sanches lembrou a história de Esperança, que foi uma mulher negra escravizada que peticionou ao então governador do Piauí denunciando maus-tratos sofridos por sua família. Considerada hoje a primeira advogada do País, sua tragetória, segundo o presidente, “se confunde com a trajetória de luta de todas as mulheres que precisaram derrubar muitas barreiras”. Ao entregar a comenda a Sulamita, Sanches afirmou que a advogada representa muito desse combate.
A honraria é destinada a mulheres com reconhecida trajetória na defesa dos direitos humanos e na luta pela equidade de gênero e raça. Em agradecimento, a advogada afirmou que a homenagem aumenta o seu compromisso social. “Essa medalha me torna mais responsável e eu vou procurar cada vez mais defender as pessoas, porque acredito que todos nós somos iguais e merecemos respeito, oportunidades e dignidade”, disse a tributarista, que também preside o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs).
Novos membros – Além de prestar homenagens a associados, o presidente do IAB também recebeu novos consócios gaúchos na entidade. Estéfani Luise Fernandes Teixeira, que foi indicada pelo secretário-geral do IAB, Jorge Rubem Folena, e pela diretora de Comunicação do Instituto, Carmela Grüne, foi a primeira empossada. “Ela é uma grande aquisição e uma advogada dedicada, que tem muito a agregar ao Instituto dos Advogados Brasileiros. Estéfani é uma pessoa solícita, comprometida, engajada – e é esse o espírito que o IAB exerce”, disse Grüne ao saudar a confreira.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Estéfani Luise Fernandes Teixeira, Carmela Grüne e Sydney Limeira Sanches. Foto: Roberta Reis
A advogada, que fará parte da Comissão de Ética e Relações Universitárias, deu destaque ao orgulho de compor o Instituto, lembrando do protagonismo da entidade na defesa da ordem jurídica. “Expresso a minha felicidade e responsabilidade por ser empossada hoje no IAB, a instituição jurídica mais antiga das Américas, que sempre teve como símbolo a força e a luta pela justiça e pelo Estado de Direito”, disse Estéfani Luise Teixeira.
Jarbas Iran de Brito. Foto: Roberta Reis
Jarbas Iran de Brito, que também foi indicado por Folena e Grüne, recebeu a saudação da diretora de Comunicação. “Ele sempre demonstrou em suas falas uma preocupação com a efetiva tutela jurisdicional. Sempre defendeu a importância da pessoalidade dos magistrados no atendimento aos clamores da população”, disse a diretora, ao comentar a trajetória profissional do empossado, que foi servidor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O consócio agradeceu e afirmou estar orgulhoso em se associar ao IAB: “Entendo que o Direito se faz pelo advogado. As contraposições das teses é que constroem a advocacia brasileira e o advogado é a peça mais importante”, afirmou o novo membro da Comissão de Direito Administrativo.