NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 10 Dezembro 2024 12:28

IAB defende que democracia só será concretizada com a efetividade dos direitos humanos

Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches, defendeu que a democracia só será concretizada quando houver a efetividade das premissas postas na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A data da proclamação do documento, feita em 1948, é a origem da celebração. Para que tais objetivos sejam alcançados, o advogado afirmou que é preciso proteger as minorias: “É essencial reforçar a proteção dos vulneráveis e os direitos de indígenas, quilombolas, mulheres, pessoas LGBTQIA+ e negros”.

Sanches destacou que o Brasil segue na luta contra o racismo, a violência, inclusive das forças públicas, e a exclusão social. “Em um país rico em diversidade étnica e cultural, mas marcado por grande desigualdade, o compromisso do País com a dignidade humana, igualdade e justiça social é condição matriz para superar seus desafios históricos na proteção dos direitos humanos e promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou ele.

Nesse âmbito, o Brasil ainda enfrenta desafios críticos na garantia dos direitos humanos. Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgados no último ano mostram que cerca de 236.400 pessoas vivem em situação de rua, sendo 68% negras e predominantemente jovens. Homens negros continuam sendo as principais vítimas de violações, com 69% dos casos reportados, especialmente violência física e psicológica. 

Além disso, a percepção pública sobre os direitos humanos, de acordo com a ONU Mulheres, ainda carrega preconceitos: 27% dos brasileiros associam essas políticas à proteção de criminosos, embora 65% reconheçam seu papel no fortalecimento da democracia.

A conscientização sobre a importância dos direitos humanos é parte do objetivo da data, que também simboliza um esforço global para promover igualdade, liberdade e dignidade. A celebração tem origem no período pós-Segunda Guerra Mundial, quando a ONU buscou criar um marco de valores universais para evitar novos conflitos e atrocidades. A partir disso, a Declaração Universal dos Direitos Humanos permitiu a codificação e a internacionalização de direitos básicos, como liberdade de expressão, igualdade e proteção contra discriminação.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173