NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 25 Abril 2024 01:45

IAB defende aprovação de projeto de lei que aumenta a licença-maternidade para 180 dias

 Alexandre Brandão Martins Ferreira Alexandre Brandão Martins Ferreira

O projeto de lei 739/2023, que pretende aumentar o período da licença-maternidade de 120 para 180 dias, recebeu o apoio do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Durante a sessão plenária desta quarta-feira (24/4), os consócios aprovaram parecer favorável à medida. “A proposta legislativa visa ao bem estar não só da mãe, mas o melhor interesse daquela pessoa que virá ao mundo, para que possa ter o cuidado de sua genitora ou de sua mãe adotiva, acrescentaríamos, com o fim de crescer de forma saudável com todo o amparo, afeto, cuidado, amor que uma criança mereça”, defende a análise da Casa de Montezuma.

O parecer elaborado pela Comissão de Direito do Trabalho também afirma que a proposta de expandir a licença-maternidade tem base em valores constitucionais e deve ser aprovada pelo Congresso Nacional sem ressalvas: “Em verdade, esse é o melhor interesse da criança, o bem jurídico tutelado, a ir ao encontro do consignado nos artigos 226 e 227 da Constituição compromissória de 1988, com força normativa sobre todo o ordenamento jurídico”. 

De acordo com o relator da análise, Alexandre Brandão Martins Ferreira, as atuais tendências de precarização do trabalho, como a uberização, por exemplo, demonstram a necessidade de se defender o projeto de lei. “O Estado intervencionista, resultado do estado social, está a exigir do legislador políticas públicas de incentivo ao absenteísmo no trabalho, de forma a garantir uma infância sadia, a prevenir enfermidades futuras em razão de falta de cuidado com a genitora que, neste momento, merece todo o amparo da sociedade”, pontuou o advogado. 

Carlos Eduardo Machado

Conduzindo a sessão plenária, o 1º vice-presidente do Instituto, Carlos Eduardo Machado, também se posicionou a favor da proposta. Ele destacou que o aumento do direito poderá contribuir para o crescimento saudável da criança: “Todos os órgãos de saúde dizem que a amamentação deve durar no mínimo seis meses, então é natural compatibilizar a licença-maternidade com esse período”. 

Os 180 dias de licença já são concedidos pelo programa Empresa Cidadã, que incentiva empregadores a permitirem que o prazo do benefício seja estendido e, em contrapartida, concede incentivos fiscais às empresas. O projeto de lei, que é de autoria do deputado Pompeu de Mattos (PDT/RS), pretende alterar o art. 392 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para que o aumento da licença seja consolidado como um direito garantido às trabalhadoras. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173