A respeito dos temas do congresso, a presidente nacional do IAB afirmou: "Este evento promete passar a limpo as normas e regras disciplinadoras da administração pública frente aos impactos e às repercussões da pandemia". Rita Cortez destacou, ainda, a parceria com o Idarj. "A entidade integra o quadro das instituições conveniadas com o IAB, que teve o privilégio e a honra de participar do I Congresso de Direito Administrativo do Rio de Janeiro, realizado no curso do processo de criação do Idarj", disse. O evento, que se estenderá até sexta-feira (4/9), foi aberto pelo vice-presidente do Idarj, André Saddy. Também integraram a mesa de honra e falaram na abertura o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, e o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade.
O diretor acadêmico do Idarj, Emerson Affonso da Costa Moura, presidiu a mesa nas conferências de abertura feitas pelo presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Mauricio Zockun, que falou sobre 'O papel do Direito Administrativo nas pandemias', e pelo professor e desembargador federal aposentado Sergio de Andréa Ferreira, que tratou do tema 'O Direito da crise e a crise do Direito'.
Na sexta-feira (4/9), às 19h30, Rita Cortez presidirá a mesa nas conferências de encerramento. Elas serão ministradas pelo professor e advogado Juarez Freitas, sobre o tema 'Futuro do Direito Administrativo pós-pandemia da Covid-19', e o professor e desembargador Jessé Torres Pereira Junior, com 'As fragilidades que a pandemia apontou no Direito Administrativo contemporâneo'.
A programação do congresso inclui painéis dedicados a diversos temas, entre os quais 'Novas tecnologias e a Covid-19', 'O processo administrativo eletrônico na Administração Pública durante a Covid-19', 'Covid 19: A verdade sobre as deficiências da contratação pública' e 'Efeitos da pandemia no controle interno da Administração Pública'.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!