Patrícia Vanzolini foi indicada pelo atual presidente da OAB/SP, Leonardo Sica, que não pôde comparecer à sessão. Ela foi saudada por Sydney Sanches e recebeu diversos elogios pela condução da Seccional paulista e pela incansável atuação na defesa da democracia. “Patrícia fez uma intransigente defesa do Estado de Direito e isso a história da advocacia não deve esquecer. A sua liderança no Estado de São Paulo foi marcada pela luta por inúmeras pautas, como a busca pela paridade de gênero no sistema de Justiça e a igualdade racial”, disse o presidente do IAB.
A advogada também foi saudada pelo ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, que reiterou os elogios: “O IAB e a Patrícia são faces da mesma moeda. Ambos não se omitem da missão de defender a democracia”. Atual conselheira federal da OAB, Patrícia Vanzolini destacou a felicidade em fazer parte da instituição jurídica mais antiga do Brasil, com 182 anos de existência. “Fico profundamente feliz em me agregar a um Instituto que navega pelas águas da racionalidade, do conhecimento e da produção acadêmica. Acredito que essa é a luz que nos tira das trevas do ódio e da polarização”, afirmou a nova integrante das Comissões dos Direitos da Mulher e de Direito Penal.
Oswaldo Henrique Duek Marques
O 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado, foi o responsável pela indicação de Oswaldo Henrique Duek à entidade. Dando boas-vindas ao novo associado, ele sublinhou o grande currículo do jurista. Além de criminalista, professor de Direito e pesquisador, Oswaldo também é doutor em Psicologia pela PUC-SP. “Me sinto muito orgulhoso de tê-lo indicado porque ele tem o perfil do IAB: é dedicado ao estudo jurídico”, disse Machado.
Apesar de morar e trabalhar em São Paulo, Oswaldo é carioca e ressaltou a felicidade em estabelecer laços com um Instituto que tem sede na capital fluminense. Ele fará parte das Comissões de Direito Penal, de Direito Médico, Saúde e Bioética e de Filosofia do Direito. “É uma grande alegria poder contribuir academicamente com o que eu puder no IAB. Só tenho a agradecer pela confiança de ingressar em uma casa jurídica tão importante”, declarou o professor.
Da esq. para a dir., Paulo César Martinez Y Alonso e Sydney Limeira Sanches
Paulo César Martinez Y Alonso foi indicado ao IAB por Sydney Sanches e recebeu a saudação de posse do presidente. Definido como um generoso educador, o reitor teve destacada a excelência de seu trabalho e o respeito pelo outro. “Tenho certeza de que, com o seu ingresso, o Instituto dos Advogados fica ainda maior graças às informações e aos ensinamentos que lhe são característicos”, ressaltou o indicante.
Em seu primeiro discurso na qualidade de membro honorário da Casa de Montezuma, Paulo Alonso elogiou a condução de Sanches na presidência da entidade durante o último triênio e enalteceu a luta pela manutenção do Estado Democrático de Direito em momentos turbulentos. “O IAB corresponde à academia da advocacia, sendo um espaço dedicado à cultura, ao debate dos grandes temas nacionais e à defesa jurídica da democracia. Se queremos viver em liberdade, precisamos preservar esse bem, pelo povo e para o povo”, disse o reitor da USU.