NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 10 Agosto 2021 23:45

Esvaziamento do dissídio coletivo e da Justiça do Trabalho é criticado por Rita Cortez

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, fez palestra virtual sobre Dissídios coletivos e Direito Sindical em tempos de pandemia, na noite desta terça-feira (10/8), no webinar organizado pela Comissão de Processo do Trabalho (CPT) da Associação Brasileira de Advogados (ABA). “Com os novos tempos, o instituto do dissídio coletivo, destinado à normatização das relações de trabalho e que no passado arrebanhava alguns adversários, hoje não passa de uma ficção, pois foi totalmente esvaziado, como também está sendo a Justiça do Trabalho”, afirmou Rita Cortez.  
De acordo com a advogada trabalhista, “a pretexto de se modernizar a legislação, a reforma trabalhista foi aprovada às pressas pelo Congresso e acelerou o processo de desconstrução da representação coletiva dos trabalhadores”. Aberto pela diretora da ABA/RJ, Cristina Cruz, e pelo vice-presidente da CPT, Victor Meyer, o evento, que tem como tema central A Justiça do Trabalho e os novos tempos atuais – em homenagem ao mês dos advogados e aos 19 anos da ABA Nacional, se estenderá até amanhã (11/8).  

Na sua crítica à reforma trabalhista, Rita Cortez também afirmou: “Mesmo sendo o equilíbrio entre as partes importante na negociação coletiva, a reforma trabalhista gerou um reforço do poder exercido pelos empregadores, o que resultou na ampliação do campo da autonomia da vontade e na diminuição do acesso à Justiça do Trabalho”.  A advogada trabalhista acrescentou que a extinção do Ministério do Trabalho foi uma demonstração expressiva do enfraquecimento dos direitos dos trabalhadores. “Ninguém imaginava que um dia poderia acabar o Ministério do Trabalho, que, aliás, hoje está sendo recriado somente para atender a demandas eleitoreiras”, disse. 

Poder de decisão – Rita Cortez reforçou seu discurso em defesa dos acordos coletivos para a manutenção dos postos de trabalho: “O dissídio coletivo, assim como a arbitragem, é uma espécie de composição de conflitos em que as partes interessadas em solucioná-los tentam entrar num acordo, por meio da negociação ou de um terceiro desinteressado que tenha poder de decisão”. A advogada ressaltou que, “no caso do dissídio coletivo trabalhista, esse terceiro é o Poder Judiciário, que age originariamente através das suas Seções de Dissídios Coletivos”. 

Para Rita Cortez, o enfraquecimento dos mecanismos de negociação coletiva contribuiu para o enorme desemprego ocorrido na pandemia. “Apesar dos esforços dos sindicatos, houve uma redução considerável dos dissídios, dos acordos e das negociações coletivas, razão pela qual hoje estamos vendo demissões em massa, que antes até conseguíamos evitar nos tribunais”, ressaltou a advogada.  

A advogada trabalhista também criticou a decisão tomada no início da pandemia, em 2020, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou constitucional a redução de salários e da jornada de trabalho por meio de acordos individuais. “O artigo 7º da Constituição Federal diz que a redução salarial só pode ocorrer por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho”.

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173